CECTI: propostas para o futuro da CT&I são apresentadas na 3ª etapa regional

19 de abril de 2024 - 16:54

Participaram representantes do Sertão Central, Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Canindé e Vale do Jaguaribe

Na última quinta-feira (18), a Secitece realizou a terceira etapa regional da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 (CECTI), que reuniu representantes do Sertão Central, Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Canindé e Vale do Jaguaribe. A atividade virtual durou das 9h às 17h e contou com a participação dos municípios que compõem as macrorregiões: uma oportunidade para essa população opinar e dar contribuições sobre o futuro da CT&I nos próximos anos.

Abrindo os trabalhos, a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, destacou o caráter democrático e propositivo da Conferência. “Estamos aqui para ouvir propostas e avançar na busca de uma Ciência palpável, prática e que sirva para o desenvolvimento social”, frisou.

A titular da Secitece também apresentou a metodologia do trabalho, ressaltando de que forma os cidadãos poderiam contribuir. “A ideia é considerar a vocação de cada região, o que ela possui de desafios, necessidades e oportunidades, levando em conta, também, o que ela tem de infraestrutura”, explicou Sandra.

“Uma Ciência necessária”

O coordenador da Conferência Estadual, professor Henry Campos, enfatizou que as etapas regionais estão servindo para identificar temas prioritários de CT&I. “Precisamos trabalhar numa perspectiva da Ciência que vai servir; de uma Ciência necessária, a serviço do desenvolvimento humano, das sociedades, do meio ambiente e de mais estabilidade social”, completou.

Ainda pela manhã, a atividade contou com uma palestra da professora de Fisiologia do Departamento de Fisiologia Farmacologia da UFC, Cláudia do Ó Pessoa, que apresentou o cenário da biodiversidade brasileira e também do Ceará.

No período da tarde, a programação teve espaço para a participação do ex-secretário da Secitece e atual secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, que ressaltou como a Conferência pode apontar desafios e soluções para impulsionar ainda mais a CT&I no estado e, consequentemente, no país. Junto de Inácio, estavam a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, Juana Nunes; o coordenador-geral de Tecnologia Social e Economia Solidária, Dayvid Santos; e a chefe de gabinete da Sedes/MCTI, Valdelice Souza.

Debates e plenária

A metodologia aplicada nos trabalhos incluiu a divisão dos participantes por eixos para discussão e definição de propostas. A programação seguiu de uma plenária, onde houve a apresentação dos resultados dos debates realizados nos grupos.

Os quatro eixos temáticos que norteiam as discussões nos encontros são: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos estaduais; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.

Próximos eventos

A quarta e última etapa regional da Conferência Estadual acontece na próxima quinta-feira (25), e vai reunir Grande Fortaleza, Litoral Leste e Maciço de Baturité, em mais um evento virtual. As propostas definidas no evento cearense serão levadas para a Conferência Regional Nordeste, em Recife, e ainda vão subsidiar a realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Brasília, no mês de junho.

5ª CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília/DF, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.