Conferência Estadual de CT&I: Secitece realiza etapa Cariri e Centro-Sul dia 16/4

5 de abril de 2024 - 12:36

Atividade virtual vai reunir representantes de 42 municípios que compõem as duas macrorregiões

A próxima etapa regional da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 já tem data: será no dia 16 de abril (terça-feira). A atividade ocorrerá de forma on-line, para ampliar a possibilidade de participação dos atores envolvidos com o setor, dentre os quais sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, empresariado e governo.

Desta vez, estarão presentes, de maneira virtual, representantes dos 42 municípios sediados nas macrorregiões Cariri e Centro-Sul. O evento é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com o objetivo de debater e refletir sobre o papel da CT&I nos próximos anos.

Esta será a segunda etapa da Conferência Estadual, que pretende envolver todas as cidades cearenses nas atividades. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados já podem se inscrever no link: www.sympla.com.br/evento-online/conferencia-estadual-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-2024-2-etapa/2412637?share

Próximos eventos

As demais etapas regionais da Conferência já têm datas definidas: Sertão Central, Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Canindé e Vale do Jaguaribe (dia 18 de abril); Grande Fortaleza, Litoral Leste e Maciço de Baturité (dia 25 de abril). A primeira etapa ocorreu no dia 21 de março, reunindo Sertão de Sobral, Litorais Norte e Oeste, Vale do Curu e Serra da Ibiapaba.

“A Conferência Estadual vai possibilitar a construção de um mapa atualizado em CT&I do nosso estado. Ela também irá fornecer resultados que deverão ajudar a definir a agenda nacional do setor para a próxima década, em um trabalho conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)”, explica a titular da Secitece, Sandra Monteiro.

Eixos temáticos

Durante a atividade, os participantes debaterão em torno de quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos estaduais; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.

As propostas definidas no evento cearense serão levadas para a Conferência Regional Nordeste, em Recife, e ainda vão subsidiar a realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Brasília, no mês de junho.

5ª CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília/DF, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

SERVIÇO:
Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – Etapa Regional 2 (Cariri e Centro-Sul)
Data: 16 de abril (terça-feira), das 9h às 17h (atividade virtual)
Inscrições gratuitas (vagas limitadas) em www.sympla.com.br/evento-online/conferencia-estadual-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-2024-2-etapa/2412637?share