Nota de pesar – Oswald Barroso

22 de março de 2024 - 17:06


É com profundo pesar que a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) recebe a notícia de falecimento do professor Raimundo Oswald Cavalcante Barroso, ocorrido nesta sexta-feira (22), em Fortaleza.

Com uma vida dedicada à produção do conhecimento e ao fortalecimento da cultura em nosso estado, Oswald Barroso foi ator, diretor e produtor teatral. Também atuou na área da Comunicação. Como pesquisador, contribuiu de forma significativa para a cultura popular, principalmente com uma produção que soma mais de 20 títulos. Manteve forte engajamento social durante toda a sua vida, inclusive no combate direto à Ditadura Militar.

Sua contribuição se estendeu à Universidade Estadual do Ceará (Uece), instituição vinculada à Secitece. Lá, foi professor do curso de Música por 31 anos, nas disciplinas de Folclore, Antropologia da Arte, História da Arte, Estética, Estética Musical, Cultura Brasileira, Cultura Cearense, Teatro, História e Análise do Canto Popular Brasileiro e Música nas Tradições Populares. O docente também lecionou a disciplina de Sociologia no curso de Filosofia da Universidade.

Em nome da secretária Sandra Monteiro, a Secitece presta toda a solidariedade aos familiares e amigos do professor Raimundo Oswald Cavalcante Barroso.