UTD certifica concludentes dos cursos de Informática e Arduino

15 de março de 2024 - 12:08


As turmas foram formadas por adultos de diversas idades e perfis socioeconômicos

Uma cerimônia com estudantes e professores nesta quinta-feira (14) marcou o encerramento das turmas dos cursos de Arduino e Informática Básica com Libreoffice, ministrados pela Universidade do Trabalho Digital (UTD). As capacitações, na área de tecnologia, vão permitir aos concludentes mais autonomia e oportunidades no mercado de trabalho.

Ao todo, foram três turmas finalizadas. Duas delas, de Informática Básica, realizadas em parceria com a Prefeitura de Sobral, na modalidade EaD. Na outra turma, de Arduíno, os estudantes tiveram aulas 100% presenciais, na sede da UTD, em Fortaleza.

Conhecimento que transforma vidas

As turmas foram formadas por adultos de diversas idades e perfis socioeconômicos. Entre eles, o senhor Miguel Teixeira, um ex-morador de rua que se orgulha de ter saído dessa condição. “Hoje as pessoas me veem com outros olhos. Agora eu possuo conhecimento”, relata Miguel. O aluno já participou de outras capacitações na UTD que lhe forneceram técnicas para atuar no mercado de eletrônica.

“Hoje as pessoas me veem com outros olhos. Agora eu possuo conhecimento” – Miguel Teixeira, concludente do curso de Informática Básica

Durante a cerimônia de encerramento dos cursos, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos de conclusão. Um deles foi o de Joab Alves, do curso de Arduino. O jovem criou o projeto “Planta Falante”, composto por um sensor que, colocado dentro de um vaso, identifica o nível de umidade da planta. Caso esteja baixo, o sensor avisa que ela precisa de água.


“Não conhecia nada sobre Arduino, mas aprendi a fazer projetos eletrônicos pela UTD” – Joab Alves, concludente do curso de Arduino

Elayne Alcântara, uma das alunas do curso de Arduino, diz que já se sente preparada para realizar reparos eletrônicos e construir sensores inteligentes, por meio de tudo o que foi aprendido na UTD. A jovem elogiou o incentivo que obteve durante a capacitação. “Recebemos todo o material necessário para a confecção dos nossos trabalhos”, destacou.


“Me sinto preparada para realizar reparos eletrônicos e construir projetos inteligentes” – Elayne Alcântara, concludente do curso de Arduino

A jovem também relata que se emocionou diversas vezes durante o curso, pois lembrava do pai já falecido e que exercia profissão semelhante. Elayne é autora do projeto “Automatização para Banheiros”, composto por sensores capazes de acender e apagar as luzes do ambiente, além de abrir e fechar torneiras e chuveiro de maneira inteligente. Todos os alunos desenvolveram seus projetos sob a orientação do professor David Moura.

Sobre a Universidade do Trabalho Digital

A UTD é um programa estadual coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que oferta cursos de formação profissional em níveis básico e avançado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As capacitações visam aumentar a qualificação profissional dos cearenses. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem todo o material didático.