Sessão solene na Alece marca comemorações dos 25 anos do Centec

26 de fevereiro de 2024 - 14:13 # # #

Referência em educação profissional no Ceará, Secitece por meio do Centec, já impactou mais de 600 mil pessoas

Na última sexta-feira, 23/02, o Instituto Centec recebeu homenagem pelos seus 25 anos de fundação, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará. O requerimento teve autoria do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e Educação Superior da Alece, deputado estadual Marcos Sobreira, que entregou a placa de homenagem ao atual presidente do Centec, Acrísio Sena.

Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, garantiu que “a Secretária está, é e sempre será parceira do Centec, em suas atividades e proposições. Ao longo do tempo, outras secretarias também contrataram os preciosos serviços desta organização social, ampliando o leque de formação profissional e de oportunidades. Este sucesso é resultado do trabalho de muitos, nosso agradecimento aos presidentes anteriores e à toda a equipe do Centec, em especial às mulheres que tem se destacado e contribuído para os bons resultados alcançados”.

Desde sua criação, o Centec mantém contrato de gestão com o Instituto Centec, para execução das atividades de qualificação profissional da Secitece. Ao longo dessa história, já foram impactadas mais de 600 mil pessoas. Todos esses indicadores são monitorados pela Coordenadoria de Qualificação Profissional da Secitece.

“Contamos com o Centec para construir um projeto que possa avançar por todo o Estado. Agradecemos também à parceria com as prefeituras, ganhamos ainda mais força quando conseguimos ajuda de quem está nos municípios. Vida longa ao Centec, vida longa aos CVTs, CVTec e Fatecs”, celebrou a secretária.

A solenidade foi dedicada aos fundadores do Instituto Centec, em especial ao ex-deputado federal e ex-secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Ariosto Holanda, grande responsável pela implementação dos projetos dos CVTs e do Centec no Ceará. O diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, filho de Ariosto, representou seu pai na solenidade.

A titular da Secitece lembrou que a primeira unidade do Centec foi implantada em Limoeiro do Norte, em 1997, terra do então secretário Ariosto Holanda. “Enquanto deputado federal, Ariosto deu ao país, a merecida visibilidade aos CVTs criados no Ceará e sua contribuição para a formação das pessoas e qualificação para o trabalho. O êxito do projeto o elevou a uma política nacional pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI)”, apontou Sandra.

Em sua fala, Acrísio dedicou sua homenagem ao Ariosto e toda a equipe do Centec. “Ao longo de duas décadas e meia, o Instituto Centec tem sido um pilar essencial para todos os cearenses e estamos comprometidos em continuar entregando um trabalho de qualidade para o Governo do Estado do Ceará e para toda a população. Dedico esta homenagem não apenas ao Ariosto, mas a toda a equipe do Centec: diretores, coordenadores, assessores e corpo técnico”, apontou.

A mesa solene foi composta pela secretária Sandra Monteiro, pelo presidente do Centec, Acrísio Sena, pelo presidente do Senai, Paulo André Holanda e pelo deputado estadual, Guilherme Sampaio e pelo deputado Marcos Sobreira, que dirigiu a sessão.

O momento marcou o início das comemorações de 25 anos do Centec, data oficialmente comemorada em março. Ao longo do ano, outras ações estão previstas para acontecerem ainda em referência à data com lançamento de novos cursos, novas parcerias e reformulações.