Startups cearenses apresentam resultados da jornada de desevolvimento do Corredores Digitais

26 de janeiro de 2024 - 17:58


Hub de inovação reúne 19 startups finalistas para duas rodadas de pitch de soluções inovadores

Na última quarta-feira (24) o Corredores Digitais, hub de inovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), reuniu 19 startups finalistas das jornadas de desenvolvimento realizadas pelo programa em 2023. O evento aconteceu no Kuya, Centro de Design do Ceará, com a presença de empreendedores e agentes do ecossistema de inovação do estado.

“Nós parabenizamos todos os empreendedores que chegaram até aqui. Esse é um momento de construção que só é possível através de parcerias com pessoas, com instituições e locais que acolhem a inovação. Seguimos trabalhando para um Ceará melhor, com inclusão social, empreendedorismo e oportunidades de trabalho ”, destacou a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, durante o evento.

Bora Impactar

Entre as finalistas, nove startups estavam representando a jornada Bora Impactar, trilha de aceleração exclusiva para negócios de impacto. A primeira edição da jornada foi realizada em 2023 pelo programa Corredores Digitais, a partir da parceria com a Coalizão pelo Impacto. Ao todo, foram 45 empreendedores participantes, dos quais 31 eram mulheres e 14 startups, das 20 selecionadas, tinham lideranças femininas. Com duração de sete meses, a jornada chegou ao fim com mais de 58 horas de capacitação, 26 eventos realizados e 218 mil em faturamento.

“O Corredores Digitais já trabalhava com negócios de impacto ao longo dos nossos 13 anos de atuação, mas sentimos a necessidade de ter uma metodologia mais específica. Com o apoio da Coalizão pelo Impacto isso foi possível, por meio dos critérios propostos por eles, como o foco em resolver um problema e o compromisso de medir o impacto gerado pelo negócio. Os resultados comprovam o sucesso dessa primeira edição da Bora Impactar, que agora passa a ser uma das jornadas recorrentes do Corredores”, pontuou o gerente técnico do programa Corredores Digitais, Felipe Sousa.

No topo da jornada Bora Impactar está a startup Tutela, solução para combater o assédio no ambiente corporativo. Meu Eco, que oferece cosméticos sustentáveis, e Xique Xique, uma agência de turismo destinada às classes C,D e E, dividiram a segunda posição. Já a Link Estágio, que busca reduzir a proporção de jovens brasileiros que não estão envolvidos em atividades de estudo ou trabalho, ocupou a terceira colocação.

Bora Criar

Já na jornada Bora Criar, trilha de aceleração voltada para startups em estágio inicial, 532 empreendedores foram contemplados pelo programa Corredores Digitais, com 195 ideias apoiadas e 81 mil reais faturados pelas startups. Nesta edição, a jornada contou com um maior alcance a empreendedores de todo o estado por meio da Rede de Ambientes de Inovação do Ceará, formada por 27 espaços integrantes, distribuídos em 11 regiões do Ceará, que promovem o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação.

Entre as startups finalistas da jornada Bora Criar estavam representados os ambientes: Centro de Inovação Tecnológica do Cariri, Hub de Inovação de Itaitinga, Agência de Inovação NUTEC, Instituto Atlântico, Laboratório de Ensino Maker de Aracati, Centro de Inovação Tecnológica do IFCE de Sobral, NINNA Hub, Área 42 Coworking, INOVE – Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da UFC em Quixadá, e Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará.

No top três da jornada Bora Criar estão as startups Ativa, solução que fornece crédito empresarial a pequenos negócios através da própria plataforma digital; Teia, plataforma interativa de aprendizagem mediada, e Vamos Merendar?, aplicativo mobile de gestão de refeições coletivas.

Sobre o Corredores Digitais

Hub de Inovação do Governo do Ceará realizado pela Secitece, o programa desenvolve negócios do começo à geração de resultados. Apoia empreendedores com startups em várias fases de maturidade, levando conteúdo atualizado, além de possibilitar conexões. Oferece acesso a benefícios, tais como mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking. Com o projeto Futuros Líderes da Inovação, em parceria com a Seduc, o Corredores Digitais também investe no fomento dos próximos agentes de inovação cearenses, por meio da formação de professores do ensino médio, tornando-os aptos a ministrarem uma disciplina de Gestão de Startups nas escolas profissionalizantes do Estado.