Seminário discute Deep Techs e políticas públicas

16 de janeiro de 2024 - 17:08


Evento foi realizado com apoio da Secitece e da Funcap

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, e o presidente da Funcap, Raimundo Costa, participaram do seminário “Deep Techs e Políticas Públicas”, realizado na Fiec, em Fortaleza, na última segunda-feira (15). O evento, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e apoio da Secitece e da Funcap, teve como objetivo mostrar algumas experiências na área de Deep techs a partir da apresentação de especialistas no assunto.

As deep techs são startups que se dedicam a desenvolver novas tecnologias por meio de testes e pesquisas aprofundadas em áreas como matemática, física, engenharia e biologia. Elas conseguem tanto solucionar problemas atuais de alto valor agregado quanto construir empresas do futuro.

“O seminário foi uma ação inicial com vistas a possíveis tratativas para criação de políticas públicas de fomento a empresas/startups com esse perfil em nosso estado”, explicou a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Sarah Monteiro, que esteve presente no evento.


Participação de especialistas

O seminário oportunizou uma ampla discussão e troca de conhecimento com o ecossistema de inovação. Participou dos debates o professor da FEA-USP e coordenador da rede Nacional de Pesquisa em Deep techs, Felipe Borini, apresentando o tema “Cenário e Estado da Arte das Deep Techs”.

Já Carolina Calçado, CEO da Wylinka, ONG que auxilia processos de inovação em todo o País, compartilhou a “Experiência de Jornadas da Wylinka com Deep techs: casos como Catalisa Sebrae”.

Gabriel Romitelli, gerente de inovação do Cietec, organização responsável pela gestão da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, focada em deep techs, apresentou a “Jornada e Experiência de Incubação de Deep techs”.

Participou do evento, também, a assessora da Diretoria da Fapesp Ana Patrícia Villas, que destacou o “Financiamento de deep techs pelas experiências da Fundação”. A Fapesp tem sido responsável por diversos programas ligados a empresas/startups com esse perfil.