CVT Maracanaú promove solenidade de certificação para mais de 100 concludentes

11 de janeiro de 2024 - 16:39

Ao todo, foram seis cursos profissionalizantes ofertados aos estudantes

Nesta quarta-feira (10), a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, participou da solenidade de entrega de certificação aos alunos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Maracanaú. Os estudantes concluíram os cursos “Noções em Informática”, “Eletricista Predial de Baixa Tensão”, “Informática para o Mundo do Trabalho”, “Web Design”, “Instalador Hidrossanitário” e “Noções de Instalação Elétrica”.

A celebração, organizada pelo coordenador do CVT, João Cesário Neto, também contou com as presenças do diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena; do secretário executivo da Juventude do Ceará, André Matinho; o secretário de Articulação do Ceará, Antonio Filho; o gerente do Sine IDT de Maracanaú, Emanoel Dário; e representando a secretaria de Educação do Município, Iza Grangeiro.

Importância das parcerias

A secretária Sandra Monteiro destacou a importância do Centec e das parcerias entre o Governo do Ceará/Secitece e instituições envolvidas na missão de qualificar e encaminhar novos profissionais ao mercado de trabalho. “Agradeço aqui a prefeitura de Maracanaú, o Sine-IDT e demais entidades presentes por essa fundamental aproximação. Eu sempre digo que a ‘educação nos dá a oportunidade de escolha’. E é isso que estamos proporcionando aos cearenses, por meios dos cursos de qualificação profissional”.

Para o coordenador do CVT Maracanaú, João Cesário Neto, o momento foi de grande alegria e satisfação em proporcionar essa celebração para os formandos e poder contribuir para a qualificação profissional de cada um. “A nossa missão institucional é de qualificar pessoas aqui no município do Maracanaú, esse é o nosso compromisso. Estamos entregando para o município, jovens, homens e mulheres com uma qualificação, que estão aptos para o mercado de trabalho e para também se tornarem empreendedores” pontua ele.

Gratidão

A jovem formanda Nicole Eduarda, do curso de Informática para o Mundo do Trabalho, agradece ao Centec e CVT pela oportunidade de formação. “Agradeço muito ao Centec por dar a oportunidade da gente fazer esse curso que vai estar auxiliando o nosso currículo e brevemente estaremos ingressando no mercado de trabalho. Agradecer aos professores nessa caminhada, aos profissionais que trabalham no CVT e ao meus colegas estão aqui hoje, esse dia ficará marcado para a vida de todos nós.”

Acrísio reafirmou o compromisso em qualificar jovens, adultos, homens e mulheres em todo o Ceará, contribuindo para a geração de emprego e renda dos cearenses. Enfatizou a busca de estreitar a parceria com a prefeitura de Maracanaú para alavancar os cursos do CVT para além dos centros urbanos, mas que possam chegar também aos distritos.

“Estamos trabalhando na ideia de levar os cursos também para as comunidades rurais e distritos de Maracanaú, porque estou vendo aqui que tem muitos alunos que moram nos distritos e precisam se locomover para o Centro para poderem fazer o curso na sede do CVT, isso gera custos para o estudante, que muitas vezes não tem condições de arcar com essa despesa. Então, temos que levar esses cursos para dentro dessas comunidades”, enfatizou ele.

O cerimonial ficou por conta das pedagogas da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (DETI) do Centec, Suyanne Gisele, e Raphaela Santiago.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Centec
Fotos: Chico Gomes/Secitece