Secitece participa de reunião com direção do ITA

21 de dezembro de 2023 - 16:16

Encontro no Palácio da Abolição foi liderado pelo governador Elmano de Freitas

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, participou, na última quarta-feira (20/12), da reunião em que o governador Elmano de Freitas recebeu o reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), professor Anderson Correia. O encontro também contou com as presenças dos reitores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Soares, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes, do vice-presidente da Alece, deputado Fernando Santana, além de ex-alunos do ITA.

Durante a reunião, foram discutidos os avanços que a unidade do ITA trará para o estado. A expectativa é que os cursos oferecidos, especialmente nas áreas de tecnologia e energias renováveis, contribuam para a formação de profissionais qualificados, principalmente dos estudantes do Nordeste do país.

“Essa reunião é um reflexo do compromisso coletivo com o avanço da ciência, tecnologia e educação no Ceará. Tenho certeza de que essa parceria estratégica renderá muitos frutos para o nosso estado e sua comunidade acadêmica”, destacou Sandra Monteiro.

Integração com o Complexo Portuário

Outro ponto debatido foram os desafios e as soluções para integrar a infraestrutura do Complexo Portuário do Pecém com as pesquisas desenvolvidas no ITA. Na ocasião, o presidente do Complexo Portuário do Pecém, Hugo Figueiredo, lembrou dos esforços da Secitece para a implementação do Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade, ação que antecedeu a implantação de um campus do ITA no Ceará.