Castanhas e mel beneficiados em Paramoti deverão receber certificação

19 de dezembro de 2023 - 17:29


Projeto “Mel e Vida” alcança cerca de 60 famílias na “Comunidade do Papel”, assentamento situado no município

As ações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará têm um impacto significativo na vida dos cearenses, e a “Comunidade do Papel” é exemplo disso. No assentamento, situado no município de Paramoti, homens e mulheres conseguem beneficiar mel de abelha e castanhas de caju graças ao projeto “Mel e Vida”, desenvolvido pela secretaria.

Na última sexta-feira (15/12), a comunidade presenteou as secretárias Sandra Monteiro e Adeline Lobão com os produtos provenientes desse projeto, expressando gratidão e evidenciando os resultados dos investimentos em qualificação profissional oferecidos pela Secitece.

A titular da Secitece, Sandra Monteiro, aproveitou a oportunidade para anunciar que as negociações com o Nutec estão progredindo, visando obter a certificação dos alimentos para possibilitar a comercialização dos produtos e ampliar o impacto do projeto.

Saiba mais

Atualmente, existem mais de mil colmeias instaladas na comunidade, alcançando em torno de 40 famílias que trabalham na extração do mel de abelhas. Quanto ao beneficiamento da castanha, são cerca de 20 famílias atuando na seleção e no processamento do alimento. Por meio do projeto “Mel e Vida”, os trabalhadores passam por capacitações e contam com infraestrutura e equipamentos necessários para a beneficiamento dos produtos.