Secitece qualifica novos profissionais de Tecnologia pela Universidade do Trabalho Digital

23 de novembro de 2023 - 14:43


Os cursos presenciais “Informática para o Mercado de Trabalho” e “Suporte e Manutenção de Computadores” contaram com a participação de 143 alunos

A oportunidade de se qualificar na área de Tecnologia e aumentar as chances de empregabilidade têm feito milhares de cearenses buscarem os cursos gratuitos oferecidos pela Universidade do trabalho Digital (UTD), programa do Governo do Ceará/Secitece.

Na última terça-feira (21/11), foi a vez de 143 alunos participarem da solenidade de encerramento de mais um ciclo dos cursos presenciais “Informática para o Mercado de Trabalho” e “Suporte e Manutenção de Computadores”, ofertados na sede do programa, localizado no Centro de Fortaleza.

Na modalidade a distância, foram ofertados os cursos “Informática para o Mercado de Trabalho”, “Linguagem de Programação Java” e “Desenvolvimento de Interfaces Web com Javascript”, com 58 estudantes certificados.

Para Jamierllen da Silva, de 26 anos, o curso da UTD foi superior a outras formações particulares que ela participou. “O aprendizado que tive superou o dos cursos que paguei em outros locais e o conhecimento obtido aqui será bastante útil para a minha transição profissional”, disse a jovem, que é operadora de caixa mas pretende fazer faculdade de Recursos Humanos.

Para Mauro Batista, de 65 anos, a qualificação em Tecnologia vai agregar novas habilidades para sua formação de técnico de Segurança do Trabalho. “O aprendizado vai permitir que eu crie planilhas para fornecer estatísticas, e faça apresentações com slides durante palestras e treinamentos”, completou.

Luan Monte, de 18 anos, é estudante e trabalhava, paralelamente, no ramo da marcenaria. O curso da UTD despertou nele a vontade de vivenciar novas possibilidades profissionais. “As aulas expandiram a minha mente para outras áreas da informática”, disse o jovem, já planejando cursar a graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para a aluna trans Malu Barbosa, a UTD oferece oportunidade de inclusão das minorias, que muitas vezes não têm perspectiva de uma vida melhor. “Me sinto privilegiada de ter adquirido esse conhecimento para me inserir, de maneira mais qualificada, no mercado de trabalho”, destacou.

Perfil dos estudantes

Durante o último ciclo de cursos, a UTD conseguiu atender estudantes de 84 bairros de Fortaleza. Os alunos tinham, em sua maioria, ensino médio completo ou em curso, oriundos de instituições públicas. A maior parte possuía renda familiar de até um salário mínimo e estava desempregada. Os números também apontaram a paridade de gênero na distribuição das turmas.

Com a orientação da coordenadora da UTD, Jamaci Oliveira, um trabalho de mapeamento é conduzido pela professora Ingrid Teixeira, integrante do programa Cientista Chefe. Acompanhada do bolsista Lucas Silva, a pesquisadora está esquematizando os processos e analisando o perfil do público atendido, com vistas a desenvolver uma plataforma de gestão para tornar os fluxos da UTD ainda mais assertivos.







Sobre a UTD

A UTD é um programa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). A iniciativa promove qualificação profissional voltada ao mercado de trabalho para os cearenses. O programa está instalado no prédio do Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, e conta com salas climatizadas e mobiliadas, com áreas comuns, recepções, espaços de convivência e laboratórios de informática.