Secretária da Secitece participa da abertura oficial do Outubro UVA 2023

25 de outubro de 2023 - 15:22 # #

Evento reúne programação comemorativa pelos 55 anos de fundação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, foi realizada na manhã desta segunda-feira (23/10), a conferência de abertura do Outubro UVA 2023, no Auditório Central do Campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral. O evento faz parte das comemorações dos 55 anos de fundação da Universidade e também integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, proferiu a palestra magna da conferência e, na oportunidade, destacou a importância da ciência como ferramenta indispensável para o desenvolvimento socioeconômico nacional, com a geração de riquezas e soluções sustentáveis para os desafios do país, com foco na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Em sua fala, a secretária defendeu investimentos para a cadeia produtiva da Ciência e comentou sobre a importância da popularização da ciência começar ainda nos anos iniciais de escola. “Para ser um grande pesquisador, precisamos dominar as ciências básicas, como a Matemática, Biologia, Química e Física. Essas matérias precisam ser apresentadas de forma bastante lúdica e atrativa. É para ser uma ‘festa’ em sala de aula, justamente porque é no ensino fundamental que nos apaixonamos por essas e por outras disciplinas, essenciais para um projeto de País e para termos cientistas anos depois”, enfatizou.

A solenidade de abertura da conferência foi presidida pela reitora da UVA, professora Izabelle MontAlverne, e contou com as presenças do chefe de gabinete da Prefeitura de Sobral, Dr. David Duarte, e do vice-reitor da UVA, professor Francisco Carvalho de Arruda Coelho. Também participaram do momento a pró-reitora de Graduação, professora Jônia Tírcia Parente Jardim Albuquerque; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Ana Íris Tomás Vasconcelos; a pró-reitora de Planejamento e Administração, professora Kaliny Kélvia Pessoa Siqueira Lima; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Antônio Glaudenir Brasil Maia; a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Rebeca Sales Viana; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Betânia Moreira de Moraes; além de estudantes da Universidade.

Outubro UVA 2023

O Outubro UVA 2023 é um evento integrado onde estão sendo realizadas várias iniciativas nas áreas do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Cultura. São 20 ações programadas envolvendo todos os campi de Sobral e também o campus Ibiapaba, em São Benedito. A programação segue até o mês de novembro com várias atividades acadêmicas, que já lançaram editais de inscrição e submissão de trabalhos.

Almoço no RU

Após a conferência, a secretária Sandra Monteiro participou de um almoço especial em alusão ao Dia do Servidor Público, no Restaurante Universitário. O momento iniciou com a apresentação da banda Prata da Casa e, em seguida, a professora do curso de Enfermagem, Jaciara Alves de Sousa, conduziu uma palestra com o tema “Outubro Rosa – Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama”. Ao final, foram sorteados brindes para os servidores da Universidade.