Secitece, por meio do Centec, inaugura nova sede do CVT Maranguape

27 de setembro de 2023 - 13:11

No prédio funcionará, ainda, o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município, também mantido pela Secitece

Os moradores de Maranguape e região já podem contar com a nova sede do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do município. A entrega simbólica do equipamento à comunidade aconteceu na última terça-feira (26/9), em solenidade de inauguração liderada pela secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro.

O CVT de Maranguape integra a estrutura do Instituto Centec, Organização Social contratada pelo Governo do Ceará/Secitece, para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no estado.

A cerimônia de inauguração teve a participação do prefeito do município, Átila Câmara, e do vice-prefeito, Gurgel Neto, além do diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena; da coordenadora do CVT de Maranguape, Juliana Campos; da coordenadora de Qualificação Profissional da Secitece, Katiane Queiroz; bem como de estudantes, professores e comunidade.

Com a inauguração, a sede do CVT Maranguape passa a funcionar no prédio da antiga Escola Estado do Rio Grande do Norte, instituição que teve suas atividades absorvidas pelo Centro de Educação Infantil Santa Rita. O prédio também vai abrigar o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município, mantido pelo Governo do Ceará/Secitece, em parceria com a Prefeitura de Maranguape.

Qualificação para a inclusão

Em seu discurso, a secretária Sandra Monteiro destacou o papel fundamental dos CVT’s no processo de Popularização da Ciência no estado. “O Governo do Ceará investe e acredita na força da inclusão dos cidadãos cearenses, por meio da qualificação profissional. Neste sentido, estamos trabalhando para estruturar cada vez mais e garantir que a rede CVT proporcione cursos e formações que preparem nossos jovens e adultos para o mercado de trabalho”, frisou a titular da Secitece.

A secretária também ressaltou a importância do fortalecimento de parcerias estratégicas para o pleno funcionamento do CVT, a exemplo da relação produtiva com a Prefeitura de Maranguape.

Para o diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, o CVT Maranguape inaugura um nova página na sua história, com um espaço que vai promover educação tecnológica e inovação para a região. “Estamos felizes com essa cooperação entre Prefeitura, Governo do Estado, por meio da Secitece, Câmara Municipal e Centec, pois essas parcerias só fortalecem o desenvolvimento educacional. Seguimos, cada vez mais, inovando na oferta dos cursos profissionalizantes. Queremos, inclusive, trazer para o CVT Maranguape novos cursos voltados pra tecnologia”, ressaltou Acrísio.

A ideia, segundo o presidente do Centec, é realizar o primeiro curso de robótica do CVT Maranguape, uma área de inovação tecnológica e científica.

Homenagens

Durante a cerimônia, foi prestada uma homenagem à professora Hélvia Cavalcanti Matos, a primeira diretora da antiga Escola Estado do Rio Grande do Norte, atual sede do CVT Maranguape. A docente esteve à frente da instituição de 1966 a 1988. O pátio do CVT Maranguape ganhou uma pintura em homenagem à diretora. Os familiares de Hélvia também receberam uma comenda em gratidão ao trabalho exercido pela profissional em vida.

Foi homenageada, também, a professora Antonia Joselita de Oliveira Conde, última diretora da Escola antes do encerramento das atividades da instituição de ensino, em 2021. A docente recebeu uma imagem da Escola como reconhecimento pelo seu trabalho dentro da unidade educacional.

Sobre o CVT de Maranguape

Criado em 1999, o CVT de Maranguape é um importante centro de qualificação profissional para os moradores do município e região. A unidade possui laboratório de Informática e salas de aula multiuso. Conta, ainda, com o laboratório de Alimentos, onde são promovidos diferentes cursos profissionalizantes, como Confeitaria, Culinária Regional e Processamento de Frutos, e o laboratório de Eletromecânica, que recebe os cursos de Eletricista Instalador de Baixa Tensão, Comandos Elétricos e NR-10, e Manutenção Mecânica de Motocicleta.

O CVT de Maranguape também promove o Projeto “Costurando Sonhos”, que já capacitou diversas pessoas nos cursos de Corte e Costura, em parceria com instituições públicas e privadas, a exemplo da empresa Hope.