Geopark Araripe obtém resultados importantes durante Conferência no Marrocos

11 de setembro de 2023 - 13:10


Comitiva cearense participou do evento, que foi interrompido por conta de um terremoto ocorrido no País

Mesmo surpreendida com um terremoto de magnitude 7 na cidade marroquina de Marrakech no último dia 8/9, a comitiva cearense que participava da 10.ª Conferência Internacional sobre Geoparques Mundiais da Unesco conseguiu obter resultados importantes para o Geopark Araripe durante o evento.

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, integrou a delegação, composta também pela vice-governadora do Ceará, Jade Romero; pelo reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Carlos Kleber; pelo representante do Comitê Científico do Geopark Araripe, Patrício Melo; pelo diretor executivo do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães; e pela coordenadora do setor de Desenvolvimento Territorial Sustentável e Geoturismo, professora Jeanne Sidrim.

No evento, o Geopark Araripe recebeu a revalidação da certificação verde, a maior na escala de avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além disso, a comitiva lançou proposta de candidatura para que o Geopark Araripe seja sede da 11.ª Conferência Internacional de Geoparks. Outros países também participam da disputa.

Outras atividades

A programação do evento contou com uma reunião do Conselho de Geoparques da Unesco e com um encontro do Comitê Consultivo do Global Geoparks Network (Rede Global de Geoparques – GGN). Na última quinta-feira (7/9), a comitiva cearense apresentou trabalhos com o portfólio de atuação do Geopark Araripe e da Urca.


Durante a apresentação, foram detalhados os investimentos do Estado do Ceará para garantir a manutenção de atividades acadêmicas, de pesquisa e a aquisição de equipamentos tecnológicos para a área de paleontologia e de desenvolvimento sustentável na região do Cariri.

De 4 a 8/9, a conferência conseguiu propiciar a troca de experiências entre membros dos geoparques de várias partes do mundo. Foram oportunizados debates acerca das últimas descobertas sobre clima, sustentabilidade, educação, gestão participativa, pesquisa em Paleontologia, desenvolvimento econômico e social, dentre outros temas.

Sobre o Geopark Araripe

Vinculado à Secitece e Urca, o GeoPark Araripe situa-se no sul do Ceará, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O parque mantém um território onde se encontram importantes registros geológicos do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com fósseis de plantas e animais com registros entre 150 e 90 milhões de anos.

O GeoPark Araripe foi reconhecido em 2006 como o primeiro geoparque das Américas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), obtendo ainda o Selo Verde, que se constitui na melhor escala de avaliação do órgão internacional.