Nutec conquista certificação no Cerne e se destaca como ambiente de inovação

6 de setembro de 2023 - 11:30


Instituição é a terceira do Estado do Ceará a obter o reconhecimento

A incubadora de empresas do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) foi reconhecida nacionalmente por sua atuação na prospecção, apoio e capacitação de startups pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, o Cerne. Além do Nutec, apenas outras duas instituições no estado são certificadas pela metodologia: o PAdetec, da Universidade Federal do Ceará, e o IncubaUece, da Universidade Estadual do Ceará.

A certificações 1 e 2, conquistadas pelo Nutec, demonstram que a instituição está em conformidade com o modelo Cerne em relação aos processos e práticas para o desenvolvimento de novos empreendimentos e para a estruturação da governança da incubadora.

“O Nutec tem a exata percepção do quanto é importante adotar continuamente propósitos e consumar conquistas como esta. Uma posição competitiva no ecossistema de inovação depende essencialmente de boas práticas que transformam o status quo e dão concretude a inovação pela cultura e pelas entregas. Para tanto, temos agora esse avanço para celebrar e mais resultados para germinar e colher”, declara Francisco Magalhães, presidente da instituição.

“Estamos felizes com a conquista da certificação, que, ao passo que garante aos incubados a certeza de estar recebendo apoio de um ambiente estruturado e preparado para fornecer condições ao seu desenvolvimento, também aponta para um aumento da responsabilidade da Incubadora em elevar cada vez mais o seu nível em busca dos degraus subsequentes, os níveis 3 e 4 do Cerne”, diz Emmanuel Ribeiro, coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Nutec.

Entenda a certificação

Criada através da parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a certificação reúne um conjunto de diretrizes que visa oferecer a novos empreendimentos práticas e tendências globais para gerar negócios bem-sucedidos.

A metodologia também oferece uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam adotar medidas efetivas para reduzir o nível de variabilidade no desenvolvimento das empresas apoiadas. As boas práticas a serem adotadas pelos ambientes de inovação compõem diversos processos-chave associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à sistematização de processos.

Equipe do ambiente de inovação do Nutec

A estrutura que dá suporte às ações de empreendedorismo e inovação no Nutec compreende: a incubadora de startups, que atua através do Programa Você, Empreendedor (PVE); o “Nutec Creative”, que promove eventos de sensibilização e capacitação para empreendedores e público geral; serviços e consultorias de propriedade intelectual, como registros de marca, patentes e Indicação Geográfica.

O Nutec é uma autarquia vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), que atua desde 1978 viabilizando soluções tecnológicas para o desenvolvimento industrial sustentável em benefício da população.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Anprotec