Governador reúne secretariado para balanço do 1° semestre e projeção para o resto do ano

31 de julho de 2023 - 12:48

A ação foi dividida em duas partes, com encontros nos dias 28 e 29 de julho

Na última sexta-feira (28/7), o governador Elmano de Freitas reuniu, acompanhado pela vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, todos os secretários de Estado para a primeira parte da reunião de secretariado para balanço do 1° semestre do governo e projeção dos próximos cinco meses. A segunda parte da reunião aconteceu no sábado (29/7).

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, participou dos dois momentos, acompanhada da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da pasta, Adeline Lobão.

Apesar de ser considerado um governo de continuidade, o governador ressaltou que esse momento é um dos mais relevantes do início de gestão, já que é onde serão reunidos os principais resultados desse novo momento estadual.

“Nós estamos aqui porque passamos esses sete meses muito concentrados em iniciar o processo de construção das proposições que fizemos na época de período eleitoral. Eu tenho uma avaliação muito positiva a partir do que nós encontramos, com a diminuição de receita do Estado, em virtude da mudança da lei do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no ano passado. Temos, em torno de R$ 2 bilhões a menos, o que torna o início do nosso governo um pouco diferente. No entanto, não impediu que pudéssemos organizar as contas do Estado”, avaliou o governador.

Apesar do déficit na receita do Estado, o chefe do Executivo cearense pontuou algumas ações positivas realizadas nos primeiros sete meses de 2023: chamamento de 800 professores para a Rede Estadual de Ensino; o Ceará passou de 60% para 70% de escolas em tempo integral; garantia do pagamento dos precatórios do Fundef para os professores; a implantação do Mutirão de Cirurgias Eletivas; recursos do Governo Federal para a saúde cearense e para mais três Casas da Mulher Brasileira no Ceará; além do início da campanha Ceará Sem Fome.

Importância do encontro

A vice-governadora Jade Romero fez questão de destacar a importância desse momento, principalmente no âmbito de planejamento. “Quero destacar a importância do planejamento, desse momento de reunir o secretariado para fortalecer o diálogo, para assim traçarmos as nossas metas. O planejamento é fundamental para a aplicação de recursos de forma eficiente, para aumentar a transversalidade e intersetorialidade das políticas públicas. Para assim ter uma política pública eficiente que atenda a população”, explicou a vice-governadora.

“Como balanço, a gente pode destacar para a população dois pontos. O primeiro é o Pacto por um Ceará Sem Fome, que já estamos entregando a segunda parcela de R$ 300 para as famílias mais vulneráveis do Estado e segundo, a redução drástica das filas de cirurgias eletivas ainda neste primeiro semestre. Fora isso, o Ceará não para, temos diariamente entregas de equipamentos públicos, recuperações de estradas e outras ações”, destacou Jade.

Ceará Sem Fome

Dentre os principais pontos discutidos estão as promessas de campanha, como o Pacto por um Ceará Sem Fome. De acordo com a primeira-dama, Lia de Freitas, a implantação do programa nos primeiros meses de governo foi um grande passo para tirar o Ceará do mapa da fome.

“O Governo do Estado conseguiu implementar em tempo recorde esse programa, que é construído por muitas secretarias e ouvindo muito a sociedade civil. O cartão Ceará Sem Fome, que já foi entregue, já movimentou mais de R$ 23 milhões, no ramo de alimentos, vendidos e mais de dois mil estabelecimentos cadastrados em todo o Estado, desde padarias, açougues, pequenos e grandes comércios”, ressaltou a primeira-dama.

Segunda parte

No segundo dia, destaque para prioridades das pastas para o segundo semestre deste ano. Na oportunidade, Elmano de Freitas enfatizou que o Governo do Ceará tem o compromisso de garantir desenvolvimento alinhado à inclusão social. “Compreendemos a riqueza das diversas políticas que tentamos desenvolver, seja para as pessoas mais humildes até para as questões estratégicas que envolvem setores que têm grandes investimentos no Ceará. Nós temos desafios grandes. Nossa prioridade é que as pessoas vivam em paz, tenham bons empregos, boas estradas, escolas de qualidade, acesso à saúde pública e oportunidades a todo o povo cearense”, defendeu.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará