Governo do Ceará anuncia convocação e nomeação de mais 42 docentes efetivos para a Uece
19 de julho de 2023 - 14:43
Os novos professores foram aprovados a partir do maior concurso público docente da história da Uece
O governador Elmano de Freitas assinou, nesta terça-feira (18/7), a convocação e a nomeação de 42 professores para novos cursos da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A publicação saiu no Diário Oficial do Estado (DOE) no mesmo dia.
Os professores serão lotados na Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc), na Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc), na Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (Fecil), na Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (Faec) e no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região do Inhamuns (Cecitec). Na Facisc, em Quixeramobim, serão nove docentes para o curso de Medicina; na Fecisc, em Canindé, quatro para o curso de Administração e seis para o curso de Pedagogia; na Fecil, em Aracati, cinco para o curso de Letras e cinco para o curso de Matemática; na Faec, em Crateús, oito para o curso de Medicina e, no Cecitec, em Tauá, cinco para o curso de Medicina Veterinária.
O plano de convocação é realizado de acordo com os fluxos curriculares dos cursos. Na prática, os professores convocados neste momento atendem às demandas dos novos cursos relativas às disciplinas do primeiro semestre, à formação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e à gestão acadêmica (coordenação e vice-coordenação). As demais convocações e nomeações devem ocorrer gradativamente, com o andamento dos cursos.
Expansão e interiorização
A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, saúda os novos profissionais lotados na Universidade. “Damos as boas-vindas e desejamos um excelente trabalho aos novos professores da Uece, que farão parte do corpo docente dos cursos integrantes da ‘Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior do Ceará’, a maior já realizada em nosso Estado”, pontua a titular.
Para o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, a convocação dos novos professores é uma grande conquista para a Uece e para o Ceará. “Com a maior e mais qualificada expansão e interiorização de sua história, a Uece chega mais perto de seu povo, em particular, da juventude cearense. A convocação e a nomeação de professores já para o primeiro semestre é um elemento muito significativo para a garantia da qualidade desse processo. Com a atuação dos novos docentes, ofertaremos as disciplinas do primeiro semestre e organizaremos a gestão do curso, e isso nos coloca em um outro patamar de qualidade de ensino no interior do Estado.” O reitor desejou, ainda, as boas-vindas aos novos professores e salientou: “vamos somar esforços para oferecer, ao povo cearense, o melhor serviço público”.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância do compromisso com o desenvolvimento educacional para todos os cearenses. “Essa nomeação é mais um importante passo para a educação superior do nosso estado, além de reforçar nosso compromisso em prol de um sistema educacional cada vez melhor no Ceará. Desejo um bom trabalho a todas e todos”, publicou nas redes sociais.
Concurso
Além da nomeação desta terça-feira, outros 149 professores já tomaram posse desde o mês de maio. Os novos professores foram aprovados a partir do maior concurso público docente para ensino superior realizado no Brasil no ano de 2022, o maior da história da Uece, que ofertou 365 vagas, sendo 230 para professores assistentes (mestres) e 135 para adjuntos (doutores).
Com informações da Assessoria de Comunicação da Uece