Curso de Corte e Costura é lançado no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza

3 de julho de 2023 - 10:05

Formação é uma iniciativa da Secitece, por meio do Instituto Centec, em parceria com o Instituto Avivar

No último sábado (1º/7), a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, participou da cerimônia de abertura do curso de Corte e Costura que será realizado no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza. A formação é uma iniciativa da Secitece, por meio do Instituto Centec, em parceria com o Instituto Avivar.

De acordo com a titular da Secitece, o objetivo do curso é proporcionar uma melhoria na qualidade de vida da população local, por meio da qualificação profissional. “Oferecer um curso dessa natureza na região cria oportunidades de emprego e renda para as famílias, especialmente àquelas lideradas por mulheres. É uma maneira de garantir a autonomia financeira dessas mulheres”, destacou a secretária.

O presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, ressaltou a importância da característica itinerante da qualificação profissional. “O curso tem a vantagem de funcionar próximo às residências, facilitando a participação da comunidade, reduzindo a evasão e se tornando um ponto de partida para o empreendedorismo, seja para abrir uma cooperativa, trabalhar em empresas de confecção ou obter seu próprio sustento”, pontuou.

Chance de um futuro melhor

A pastora Rozelange Pereira de Lima (pastora Zoza), coordenadora do Instituto Avivar, agradeceu à iniciativa do Estado em ofertar o curso dentro da comunidade e se colocou à disposição para mais parcerias. “Acreditamos que, por meio dessas ações conjuntas, poderemos construir um futuro melhor, com mais oportunidades para os moradores da nossa comunidade. Estamos à disposição para mais colaborações”, completou.

Também presente, a professora Derijane Bernardo Lino explicou a metodologia do curso e agradeceu a escolha do corte e costura, destacando as características empreendedoras dessa profissão, bem como os benefícios terapêuticos envolvidos. “Corte e Costura é vida e oferece muitas oportunidades de trabalho. Neste momento, quero dar as boas-vindas aos alunos e expressar minha gratidão pela oportunidade”, disse.

Sobre o curso

O curso de Corte e Costura possui carga horária de 120 horas e, ao todo, serão atendidos 40 moradores da região, sendo 2 homens e 38 mulheres. O objetivo principal é oferecer qualificação profissional aos cearenses residentes em áreas socialmente vulneráveis do Estado.