Segunda etapa do Programa C-Jovem vai capacitar mais 8 mil pessoas no Ceará

21 de junho de 2023 - 10:40

MCTI investe R$ 34 milhões na iniciativa, que será realizada por Instituições de Ensino Superior através do programa Residência em TIC

Nesta sexta-feira (23/6), às 9 horas, no Palácio da Abolição, será lançada a nova etapa do C-Jovem, com as presenças do governador Elmano de Freitas, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da secretária da Secitece, Sandra Monteiro. A iniciativa do Governo do Ceará visa capacitar jovens para atuar no mercado de novas tecnologias. Nesta segunda etapa, serão 8.400 novas vagas, com investimento de R$ 34 milhões. Os recursos são oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), captados pela Lei de Informática, por meio do programa Residência em TIC, que tem como foco preparar profissionais capazes de desenvolver soluções para a indústria e para a transformação digital no Brasil.

Nessa nova fase, o C-Jovem atuará como projeto de extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade Federal do Ceará (UFC). As atividades ocorrerão de forma virtual, 10h/semana, durante um ano, totalizando 480h. No último trimestre, os estudantes irão aplicar os conhecimentos adquiridos por meio de uma imersão nas empresas parceiras.

Sobre o C-Jovem

Criado em 2022, o Programa C-Jovem já capacitou mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios cearenses. A meta é chegar a 100 mil jovens em cinco anos. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos jovens e suas famílias, levar desenvolvimento econômico e social para todas as regiões do Ceará.

O programa explora as habilidades de formação em TIC, Empreendedorismo e Inovação, Raciocínio Lógico, Comunicação e Relacionamento Interpessoal, e Inglês para Profissional de TIC. Os alunos podem escolher entre sete trilhas de tecnologia, de acordo com a área de interesse: desenvolvimento iOS, desenvolvimento Android, Nuvem, Java, Infraestrutura 5G, Inteligência Artificial e FullStack, este último ofertado pela Uece em parceria direta com o Instituto Atlântico.

O C-Jovem é desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), do Trabalho (STE) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com Uece, IFCE e UFC, Iracema Digital, Sebrae, FIEC/Senai, Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.

Serviço:
Lançamento da 2ª etapa do Programa C-Jovem pelo Governo do Ceará e MCTI
Data: 23/06/2023 (sexta-feira)
Local: Palácio da Abolição (entrada pela Rua Silva Paulet, 400 – Meireles – Fortaleza)
Horário: 9 horas