Solenidade marca posse dos novos professores da Uece

16 de junho de 2023 - 16:50

Ao todo, o concurso selecionou 663 professores para atender as três universidades estaduais

Em um momento histórico para as universidades cearenses, tomaram posse nesta sexta-feira (16/6), 162 novos professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A cerimônia aconteceu no campus Itaperi, com presença do governador Elmano de Freitas; da secretária da Secitece, Sandra Monteiro; do reitor da Uece, Hidelbrando Soares; do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; e de outras autoridades.

Os novos professores foram aprovados em 2022, no que foi considerado o maior concurso público docente realizado no Brasil. Dos 365 aprovados no concurso da UECE, 230 são para o cargo de professor assistente (mestre) e 135 para professor adjunto (doutor).

O governador Elmano de Freitas destacou a força e a necessidade de uma melhor educação para que o Ceará siga avançando. “É o conhecimento que vai libertar o nosso povo. Essa é a nossa responsabilidade. Temos que garantir educação com qualidade para o nosso povo se reerguer. A educação pública é com concurso, para termos servidores estáveis e com planos de carreira no Ceará. Fico feliz que aqui temos profissionais que irão garantir qualidade na educação pública para o povo cearense”, disse.

A secretária Sandra Monteiro exaltou a conquista dos professores empossados, projetando um impacto futuro na educação cearense. “Quando um momento como o de hoje chega, ele é alegre para todos nós. É sempre algo especial. Tudo isso fortalece não só o que acontece na educação hoje, como também ajuda o trabalho daqueles que virão, assim como nossos antecessores nos auxiliaram. Tudo é possível se houver um esforço, especificamente na educação”, comentou.

Hidelbrando Soares festejou a posse dos novos professores da Universidade. O reitor da instituição ressaltou que o caminho para o desenvolvimento é a educação. “Hoje estamos presenciando uma festa desejada por todos que fazem a Uece. Sei que todo esse processo não é fácil, mas vocês estão aqui por merecimento. Se queremos desenvolver o nosso estado, precisamos combater um verdadeiro ciclo vicioso de desigualdade social. A chave para isso é o investimento na educação, na ciência, na tecnologia, no ensino superior”, pontuou.

Os professores empossados irão atuar nos cursos já existentes da Uece, além de cargos dos cursos novos criados no âmbito dos campi situados nos municípios de Canindé, Quixeramobim, Aracati, Mombaça, Crateús e Tauá. Os demais aprovados tomarão posse em processos subsequentes, conforme prazo adequado às turmas que contarão com suas disciplinas.

Maior concurso público da história

O concurso é um marco na política de regionalização e interiorização das universidades estaduais, que inclui a instalação de novos campi, como o campus da UVA na Ibiapaba e em Camocim, e o campus da UECE em Tauá, Canindé e Quixeramobim, e a criação de novos cursos como os de Medicina, Tecnologia e Gestão do Turismo, na Urca.

Ao todo, foram abertas 663 vagas para as três universidades estaduais vinculadas à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. Além das vagas destinadas à Uece, foram abertas 114 vagas para a Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e 184 para a Universidade Regional do Cariri (Urca).