Solenidade marca posse do presidente do Nutec

25 de maio de 2023 - 12:12


Francisco Magalhães assume pela 3ª vez o comando da instituição

Na tarde da última quarta-feira (24/5), o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) recebeu a titular da secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, para a cerimônia de posse do presidente, Francisco das Chagas Magalhães. O evento aconteceu na sede da entidade, em Fortaleza.

Durante a solenidade, Magalhães citou a importância do Nutec no combate à fome, na luta por segurança alimentar, e nas ações em prol da sustentabilidade, destacando os estudos sobre a Síndrome da Haff, a conquista do Selo Bandeira Azul pela praia do Cumbuco e a participação no Nutec no Programa Mais Nutrição, do Governo do Estado.

Em seu discurso, a secretária Sandra Monteiro destacou a parceria entre as instituições. “Muitos dos profissionais do Nutec serviram de base para a criação da Secitece. É missão da instituição receber e acolher estudantes e pesquisadores, e vamos trabalhar juntos para a ampla divulgação dessas atividades. O momento é favorável para a reconstrução dos laços que compõe a Ciência e a Inovação no Ceará”.

Conquistas

A Primeira Indicação Geográfica (IG) do Ceará também foi tema da fala do presidente do Nutec. Magalhães fez um retrospecto das atividades no projeto desde a solicitação da IG junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) até a etapa atual, que envolve a consolidação da certificação junto aos produtores de redes de Jaguaruana.

O presidente do Nutec finalizou sua fala parafraseando o cantor, compositor e escritor Chico Buarque: “Quem espera nunca alcança. A gente vai lá e vai fazer, pode confiar”.

Sobre o presidente

Francisco das Chagas Magalhães é economista, formado pela Universidade Federal do Ceará, especialista em gestão da inovação pela Universidade de Brasília, com formação de Executivos, pela Fundação Dom Cabral, e de Gestores Político-Empresariais pela UFC. Foi Diretor Regional do SENAI e Superintendente Regional do SESI e lidera o Nutec desde 2014.

Participaram da cerimônia de posse o superintendente do SESI-CE e diretor regional do SENAI-CE, Paulo André de Castro Holanda; o diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Dr. Odorico Monteiro; o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa), Dr. Gustavo Adolfo Saavedra; o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Dácio Ítalo Alves Teixeira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rodrigo Porto; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Raimundo Costa; e o diretor do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Silas Alencar.




Fonte: Assessoria de Comunicação do Nutec