Produtores do APL das Redes de Jaguaruana vão lançar plataforma para expandir negócios

15 de maio de 2023 - 12:11

A ferramenta foi criada em uma parceria entre o programa Impulsiona Ceará e o Nutec

Os fabricantes das redes de dormir de Jaguaruana terão uma plataforma de marketplace, desenvolvida para o Arranjo Produtivo Local (APL) identificado na cidade. A ferramenta foi criada em uma parceria entre o programa Impulsiona Ceará e o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), instituição vinculada à Secitece.

Os produtores estão sendo treinados para otimizarem as vendas com a chegada do marketplace. “Existia uma demanda do APL de Jaguaruana para conseguir um selo de Identificação Geográfica (IG) e nós firmamos essa parceria com o Nutec, para alavancar esse processo”, afirma Luana Bandeira, técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Ao todo, 14 produtores estão participando do workshop para adequarem os produtos que serão ofertados na plataforma. “A abertura de novos mercados é um dos principais benefícios conquistados com uma IG. O marketplace viabilizará a chegada das redes de Jaguaruana em todo o Brasil e no mundo”, define o coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Nutec, Emmanuel Ribeiro.

O presidente da Associação dos Fabricantes de Redes de Jaguaruana (Asfarja) ressaltou o trabalho que vem sendo feito para que a autenticidade das redes produzidas artesanalmente na cidade seja reconhecida.

“Percebemos que fabricantes de outros lugares do Brasil estavam vendendo redes dizendo que eram de Jaguaruana. Foi quando nasceu a necessidade da IG, para darmos segurança a quem está comprando nossa marca. Visualizamos também a necessidade da venda direta ao consumidor através do marketplace, que é uma tendência muito forte no mercado”, pontua Pinheiro Júnior, presidente da Asfarja.

Desenvolvimento

A gerente de Desenvolvimento Regional da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Darcyla Lima, pontua que levar inovação para as cadeias produtivas do Interior é um dos objetivos do programa Impulsiona Ceará. “As redes de Jaguaruana são reconhecidas até mesmo fora do Ceará pela qualidade. A chegada do marketplace vai ajudar aos produtores desse APL a conquistarem outros mercados”, ressalta.

A coordenadora do programa Impulsiona Ceará no Instituto Centec, Elda Tahim, diz que a conquista da IG deve incentivar a busca pela inovação. “Os produtores têm um conhecimento que vem sendo repassado por gerações. Muitos deles aprenderam com os pais, com os avós a tecer os fios que se transformam nas redes. O marketplace chega para modernizar e possibilitar novos negócios para o APL”, afirma.

Impulsiona Ceará

O programa Impulsiona Ceará é uma iniciativa da SDE, em parceria com a Adece, operacionalizado pelo Centec. O programa identificou 36 APLs no Ceará, entre eles as Redes de Jaguaruana, a Cachaça de Viçosa, a Moda Íntima de Frecheirinha, os Calçados do Cariri, os Móveis de Marco e o Serviço de Reparação Automotiva de Tabuleiro do Norte.

Entre outras ações, estes APL recebem consultorias individualizadas e um plano de desenvolvimento foi elaborado pela equipe técnica do programa, pensando nos desafios específicos de cada arranjo. A interiorização do desenvolvimento é um dos objetivos do impulsiona Ceará.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Centec