Inclusão digital e novas oportunidades: UTD capacita 100 pessoas em Informática Básica

11 de maio de 2023 - 14:15


Solenidade de encerramento aconteceu nesta quarta-feira (10/5), na sede do programa, no Centro de Fortaleza

Novas perspectivas, mais conhecimento e a sonhada “inclusão tecnológica”. Estas são as conquistas de um grupo de 100 pessoas, qualificadas pela Universidade do Trabalho Digital (UTD) por meio do curso “Informática Básica”. A solenidade de encerramento da capacitação aconteceu nesta quarta-feira (10/5), na sede do programa, no Centro de Fortaleza.

O curso, inteiramente gratuito e realizado de forma presencial, proporcionou aos estudantes aprenderem comandos básicos e essenciais para operar um computador. O conhecimento irá possibilitar, para muitos deles, o retorno ao mercado de trabalho; para os demais, o sentimento de pertencimento à “era digital”, antes vista como impossível. Ao todo, a UTD formou quatro turmas de 25 alunos com carga horária de 60 horas.

Mãe e filho juntos em busca de qualificação

Entre os estudantes, mãe e filho dividindo a mesma sala de aula. Helena França, de 53 anos, e Arthur França, de 16, têm objetivos distintos, mas buscam, juntos, mais conhecimento digital. “Sempre fui vendedora e não tinha noção de informática. Todo o aprendizado obtido na UTD me ajudará dentro do mercado de trabalho, que tem exigido essa capacitação da gente”, enfatiza Helena. O filho, por sua vez, sonha em trabalhar na área de tecnologia e procurou o programa para ter esse primeiro contato com a área.

Arthur e Helena França: mãe e filho juntos em busca de qualificação em tecnologia

Nunca é tarde para aprender

O professor de Matemática aposentado Manuel Bezerra, de 69 anos, decidiu superar a resistência inicial em aprender informática e se matriculou no curso da UTD. O aluno finalizou a capacitação com aproveitamento total. “Sempre tive dificuldade porque o computador nunca foi o nosso brinquedo, diferente da criançada de hoje, que já nasce com um celular na mão. A gente brincava era de pião, raia, bola”, disse. Manuel vai aproveitar todo o conhecimento adquirido para acessar sites de notícias e se manter ainda mais informado nessa nova fase da sua vida.

Manuel Bezerra: “tinha dificuldade porque o computador nunca foi o nosso brinquedo”

“Nunca é tarde de aprender” foi a frase que a confeiteira Josenilda Moraes, de 55 anos, e a empreendedora Laurita Martins, de 54 anos, enfatizaram durante o encerramento do curso. Elas procuraram a UTD para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. Em suas falas, destacaram que o acolhimento, a didática e a qualidade da UTD superaram as expectativas, inclusive em relação às instituições particulares.

Josenilda é confeiteira e deverá ingressar numa faculdade para mudar de profissão 


Laurita vai usar o que aprendeu na UTD para melhorar a gestão de sua empresa de lavanderia

Jovens em busca de capacitação

Compartilhar conhecimentos e ascender profissionalmente é o que procura o jovem José Roberto Machado, de 24 anos, que atualmente é atendente de lanchonete. “Espero poder virar coordenador e repassar o que aprendi para os meus colegas”.

O atendente de lanchonete José Roberto quer virar coordenador 

A estudante oriunda de Guiné-Bissau Raíssa Maxinne, de 24 anos, se diz esperançosa com a possibilidade de novas portas serem abertas para ela no Brasil, por conta da sua formação em informática básica. “Me senti bastante acolhida e estou preparada para colocar o que aprendi em prática”, disse. Raíssa já está ansiosa para cursar as outras capacitações oferecidas pela UTD, todas gratuitas e mais avançadas.

A estudante de Guiné Bissau Raíssa se sentiu acolhida na UTD e espera aproveitar as oportunidades de trabalho no Brasil

Caráter heterogêneo dos estudantes

A coordenadora da UTD, Jamaci Oliveira, destaca o caráter heterogêneo dos concludentes. Ela reforça, também, a capacidade que o programa tem de “empoderar as pessoas pelo conhecimento”, com cursos gratuitos e ofertados em um local de fácil acesso: o Centro da cidade.

“Aqui abrigamos alunos dos mais variados bairros de Fortaleza e de todas as idades. Temos donas de casa, pedagogos, profissionais autônomos, dentre outros. Todos eles com as mais diversas histórias de vida”, frisa.

Durante a solenidade de encerramento, Jamaci apresentou aos concludentes as novas oportunidades que serão abertas com a formação em informática básica e estimulou a participação deles em outros cursos da UTD. “Nunca parem de estudar!”, enfatizou.




Sobre a UTD

A Universidade do Trabalho Digital (UTD) é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O programa oferece cursos que vão desde uma formação básica até níveis mais avançados, proporcionando formação gratuita na área de Tecnologia. As atividades são desenvolvidas em parceria com Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e funcionam no prédio do cineteatro São Luiz, na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza.