Premiações e muito conteúdo marcam segundo dia da FdCR Litoral Leste
24 de abril de 2023 - 10:22
Concurso Ceará Faz Ciência anunciou vencedores da etapa regional durante a Feira
O segundo dia de Feira do Conhecimento Regional foi marcado por premiações e muito conteúdo. Entre as atividades, destaque para o anúncio dos vencedores do concurso Ceará Faz Ciência e a palestra magna do secretário o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda.
O evento foi especialmente voltado para moradores do Litoral Leste e aconteceu na Escola de Ensino Médio Ana Facó, em Beberibe. No segundo dia, eles puderam seguir conferindo as mostras “Games e Robótica” e “Empreendedorismo”, além de participar de sessões gratuitas do Planetário Móvel. O ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante também esteve presente, com monitores apresentando experimentos em diversas áreas do conhecimento. A programação ainda contou com a palestra “Qual a importância da acessibilidade para a tecnologia?”, com Eudênia Magalhães e Lidiane Castro (Iepro/Uece).
O Planetário Móvel foi bastante procurado nos dois dias de evento
A Mostra de Games teve bastante interação com o público
Tecnologia com Arduíno
A Universidade do Trabalho Digital (UTD), programa da Secitece, proporcionou aos visitantes uma demonstração da metodologia de ensino para microcontrolador, por meio da tecnologia Arduíno com Tinkercad. O ex-aluno da UTD David Moura deu todas as orientações para o público, que pode ver na prática a utilização do sistema.
A ação da UTD teve o apoio do CVT Beberibe, na pessoa da coordenadora da unidade, Virgínia Tavares, parceira da UTD em diversas ações de capacitação, dentre as quais 22 turmas qualificação e um total de 419 pessoas impactadas.
Professores de Beberibe que ministram as aulas em parceria com a UTD
Atividade da Universidade do Trabalho Digital movimentou a Feira
Ainda sobre a temática, o mestre em Engenharia de Software Sandro Mesquita, comandou a oficina “Robótica com Arduíno”. Ao todo, 12 estudantes aprenderam a construir um robô com o instrutor, que também é representante da comunidade Arduíno Ceará.
Oficina “Robótica com Arduino” foi realizada no segundo dia de FdCR
Premiação do Ceará Faz Ciência
Estudantes do Ensino Fundamental II (8º e 9º ano) e do Ensino Médio/Profissional (1º e 2º ano) de Beberibe e Região tiveram a oportunidade de mostrar as pesquisas desenvolvidas no Litoral Leste durante o “Ceará Faz Ciência – Etapa Regional”. A atividade é parte do concurso realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, com vistas à popularização da Ciência entre crianças e jovens.
Foram dois dias em que os alunos de escolas públicas, juntamente com seus professores orientadores, apresentaram seus trabalhos para uma banca avaliadora, que examinou e escolheu os projetos vencedores. Os primeiros e segundos lugares receberam, além das medalhas, a credencial para participação da final estadual do concurso, que será realizada durante a Feira do Conhecimento, no final do ano, em Fortaleza.
Na etapa estadual, os participantes estarão concorrendo a bolsas do CNPq nos valores de R$ 100,00 mensais, durante 12 meses, para os alunos; e R$ 550,00, durante 6 meses, para os professores orientadores.
Confira os vencedores do Ceará Faz Ciência – Etapa Regional Litoral Leste
Ensino Fundamental II
1º LUGAR:
NUTRIMAX – SUPLEMENTO ALIMENTAR CASEIRO DE ALTO TEOR NUTRITIVO
ALUNOS: HARIANA LIMA LOURENÇO E ANA CAROLINA NASCIMENTO NOGUEIRA
ORIENTADOR: LEVI COLAÇO COSTA
ESCOLA: E.M.E.F. GERMANO JOSÉ DO NASCIMENTO – BEBERIBE
2º LUGAR:
PROJETO: POMADA CICATRIZANTE DE BARBATIMÃO
ALUNOS: ANA CECÍLIA DO NASCIMENTO SILVA E LAÍS PARAGUAI DA SILVA
ORIENTADOR: LEVI COLAÇO COSTA
ESCOLA: E.M.E.F GERMANO JOSÉ DO NASCIMENTO – BEBERIBE
3º LUGAR:
PROJETO: A CASCA DO COCO COMO MATÉRIA PRIMA PARA PRODUÇÃO DE PLACAS TÉRMICAS E ACÚSTICAS
ALUNOS: IGOR ROQUE DE MORAES E MARIA CLARA SOARES LIMA
ORIENTADORA: IVEUDA MACIEL DA SILVA
ESCOLA: EMEF MANUEL FERREIRA DA FONSECA – BEBERIBE
Ensino Médio/Profissional
1º LUGAR:
PROJETO: HEALING BIOMATERIAL
ALUNOS: FELIPE ROCHA FARIAS E ANTONIO CARLOS MELO DE ALBUQUERQUE
ORIENTADORA: PATRICIA FREITAS BRASIL
ESCOLA: EEEP. PEDRO DE QUEIROZ LIMA – BEBERIBE
2º LUGAR:
PROJETO: O POTENCIAL MOLUSCICIDA DA MORINGA OLEÍFERO E ANNONA GLABA SOBRE A ESPÉCIE DO CARAMUJO (ACHATINA FULICA)
ALUNOS: MARIA GABRIELLA LEMOS FERNANDES E JOSÉ KAWAM RODRIGUES DA SILVA
ORIENTADOR: MARDÔNIO JÚNIOR DE SOUZA
ESCOLA: EEEP. PEDRO DE QUEIROZ LIMA – BEBERIBE
3º LUGAR:
PROJETO: NATURAL LARVICIDE
ALUNOS: MARCOS VENANCIO PAULA LIMA E ANTÔNIA LUZIA DO NASCIMENTO SOARES
ORIENTADOR: MARDÔNIO JUNIOR DE SOUZA
ESCOLA: EEEP PEDRO DE QUEIROZ LIMA – BEBERIBE
“É preciso se apaixonar pela Ciência”
O concurso Ceará Faz Ciência e a própria Feira do Conhecimento são exemplos práticos de ações que popularizam a Ciência. Para debater sobre os desafios da retomada dessa política nacional no governo Lula, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, comandou palestra magna no segundo dia de FdCR.
De acordo com Inácio, a popularização inicia-se ainda nos anos iniciais de escola. “Para ser um grande pesquisador, precisamos dominar as ciências básicas, como a Matemática. Essa matéria precisa ser apresentada de forma bastante lúdica. É para ser uma ‘festa’ em sala de aula, justamente porque é no ensino fundamental que nos apaixonamos pela Matemática e por outras disciplinas, fundamentais para um projeto de País e para termos cientistas anos depois”, defendeu.
Despertar das vocações
Na avaliação da secretária da Secitece, Sandra Monteiro, o Litoral Leste conseguiu, durante os dois dias de Feira, apresentar suas pesquisas e mostrar que produz Ciência da melhor qualidade. “Nossa missão é fazer despertar, em cada um dos cearenses, o interesse pelo conhecimento, reforçando que todos nós somos capazes de gerar esse tipo de sabedoria. Aqui, em Beberibe, tivemos uma demonstração de que, com união de esforços, é possível fazer grandes atividades de popularização da Ciência, como foco nas vocações de cada região”, apontou.
A Feira do Conhecimento Regional (FdCR) do Litoral Leste foi uma realização do Governo do Ceará/Secitece, com correalização da Prefeitura Municipal de Beberibe e apoio do Nutec, Instituto Centec, Centro Vocacional Tecnológico – CVT de Beberibe, Arduíno Ceará, União Cearense de Gamers – UCEG, Unifametro, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Aberta do Brasil, Instituto Federal do Ceará, CNPq – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.