Público do Litoral Leste lota 1° dia de Feira do Conhecimento Regional

20 de abril de 2023 - 08:19

A programação, inteiramente gratuita, segue até esta quinta-feira (20/4), na Escola de Ensino Médio Ana Facó

Com centenas de visitantes já no primeiro dia de evento, teve início, nesta quarta-feira (19/4), a Feira do Conhecimento Regional (FdCR) Litoral Leste, no município de Beberibe. A programação, inteiramente gratuita, segue até quinta-feira (20/4), na Escola de Ensino Médio Ana Facó (Rua Vicente Matias, 159 – Centro – Beberibe). Ainda dá tempo de se inscrever pelo site www.feiradoconhecimento.com.br.

A solenidade de abertura da FdCR contou com as presenças da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Sandra Monteiro, e da prefeita de Beberibe, Michele Queiroz. O momento também foi prestigiado por estudantes, professores, empreendedores e gestores da Região Leste, que compreende os municípios de Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana e Pindoretama.

Em sua fala, a titular da Secitece agradeceu a parceria com as instituições apoiadoras. “Fico lisonjeada nesse momento de culminância de esforços. Sabemos que o investimento para a realização de um projeto não é só financeiro, mas também de tempo das pessoas que estão engajadas”, pontuou Sandra Monteiro.

Partilha de saberes

A solenidade também marcou as comemorações dos 30 anos da Secitece e, na oportunidade, a secretária também reforçou o empenho do órgão estadual em viabilizar a popularização da Ciência, destacando a relevância dos saberes em seus mais diversos locais de origem: na escola, no ambiente de trabalho, em casa, etc. “A Ciência está onde o conhecimento é trabalhado”, disse.

Muito feliz, a prefeita de Beberibe frisou a importância do envolvimento da secretaria municipal de Ciência e Tecnologia na realização da FdCR, de forma inédita. A decisão veio da compreensão da gestão atual sobre o papel do setor de C&T no desenvolvimento da cidade e da região como um todo. “Já realizamos muitos projetos com a Secitece, mas é a primeira vez que nossa cidade recebe a Feira do Conhecimento”, destacou Michele Queiroz.

Participaram da solenidade de abertura da FdCR a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Adeline Lobão; a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secitece, Flaviana Pereira; a coordenadora do CVT e polo UAB de Beberibe, Virgínia Tavares; o secretário de Ciência e Tecnologia de Beberibe, David Queiroz; e o diretor da Escola de Ensino Médio Ana Facó, Jailson Tavares.

Outras atividades

A FdCR contou com as palestras “Da luneta de Galileu aos telescópios voadores”, com o diretor do Planetário Rubens Azevedo, Dermeval Carneiro; e “Marketing Digital: estratégias comprovadas para destacar seu negócio na Internet”, com o consultor e gestor da CONDE MKT Digital, Antony Conde.

O evento foi palco para um desfile que marcou o encerramento do curso de Costureiro, ministrado pelo Laboratório de Design e Moda do CVT Beberibe. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as peças exclusivas produzidas como trabalho de conclusão do curso.

Ainda dá tempo de conferir as atividades do evento, como as Mostras “Ceará faz Ciência”, “Games e Robótica” e “Empreendedorismo”, além de participar de sessões gratuitas do Planetário Móvel e da “Noite das Estrelas”. O laboratório móvel do projeto Ciência Itinerante também está presente, com monitores fazendo apresentações de experimentos em diversas áreas do conhecimento.

A Feira do Conhecimento Regional (FdCR) do Litoral Leste é uma realização do Governo do Ceará/Secitece, com correalização da Prefeitura Municipal de Beberibe e apoio do Nutec, Instituto Centec, Centro Vocacional Tecnológico – CVT de Beberibe, Arduíno Ceará, União Cearense de Gamers – UCEG, Unifametro, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Aberta do Brasil, Instituto Federal do Ceará, CNPq – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

Confira a programação completa e se inscreva gratuitamente em www.feiradoconhecimento.com.br