Secitece, Centec e Instituto Myra Eliane certificam 44 mulheres no Curso de Costureiro

25 de março de 2023 - 17:35

A solenidade aconteceu no Complexo Educacional Myra Eliane, em Caucaia

Alegria e gratidão marcaram a cerimônia de certificação das 44 concludentes do Curso de Costureiro, ofertado pela Secitece, por meio do Instituto Centec, em parceria com o Instituto Myra Eliane. Realizada na tarde desta sexta-feira, 24 de março, a solenidade aconteceu no Complexo Educacional Myra Eliane, em Caucaia.

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, prestigiou o evento, onde fez a entrega simbólica do certificado para uma das formandas. Sandra ressaltou a importância da iniciativa para a economia local. “A capacitação é fundamental para o fortalecimento e crescimento do setor da moda no Ceará”, disse. Reforçou, ainda, que ao adquirir um conhecimento técnico, as mulheres também poderiam optar pelo empreendedorismo e pela autonomia profissional. “Vocês já possuem as competências necessárias. Agora, vocês podem ser, também, donas do próprio negócio”, afirmou.

Com 160 horas/aula, o curso certificou mulheres que estavam em vulnerabilidade socioeconômica ou a procura do primeiro emprego. Um desfile protagonizado pelas próprias alunas e uma exposição das peças, idealizadas e produzidas no decorrer das aulas, atestaram a capacidade técnica das novas profissionais.

A parceria entre os institutos prevê, ainda, a realização de outras formações para a região, foi o que destacou a vice-presidente do Instituto Myra Eliane, Aline Felix Barroso. “Essa relação é fundamental para gerar mais oportunidades para quem precisa”, disse.

Representando o Centec, a coordenadora do CVT de Maranguape, Juliana Campos, ressaltou a importância da parceria para a geração de oportunidades. “A união com o Myra Eliane permite que nossos cursos de capacitação cheguem a mais pessoas, residentes nessa região onde não possuímos uma unidade operacional”, finalizou.

Também participaram do momento a diretora de gestão do Sistema Único de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho de Caucaia, Bárbara Nojosa; o gestor de empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho de Caucaia, Fernando Deodoro; a coordenadora do Centro de Arte e Cultura Arandu, Euzene Mendonça; a pedagoga do Instituto Centec, Fabíola Damasceno; e a professora do Curso de Costureiro, Cecília Maria Ferreira.

Sobre o Instituto Myra Eliane

O Instituto Myra Eliane é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como foco a oferta de educação e a promoção dos valores humanos para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Possui um Complexo Educacional instalado na região do Araturi, em Caucaia, composto pelos Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz, Centro de Educação Infantil Olga & Parsifal Barroso e Centro de Arte e Cultura Arandu.