Raimundo Costa é o novo presidente da Funcap

24 de março de 2023 - 15:58

O gestor foi recepcionado pela secretária Sandra Monteiro e pela secretária executiva, Adeline Lobão

O professor Raimundo Nogueira da Costa Filho, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, é o novo presidente da Funcap. O gestor foi recepcionado pela secretária Sandra Monteiro e pela secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Adeline Lobão, nesta quinta-feira (23/3), no gabinete da titular da Secitece.

O novo presidente da Funcap possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela UFC e é docente titular também da UFC. Além disso, coordena e apresenta o programa Falando Ciência, na Rádio universitária FM (107,9). Ele também foi um dos articuladores e relator do Grupo de Transição em CT&I do Governo do Ceará, que fez um levantamento do quadro atual da área e fez proposições de políticas públicas para o setor.

Raimundo Costa foi professor visitante, em 2001, na Brown University (Estados Unidos), onde trabalhou com o Prof. J. M. Kosterlitz (Prêmio Nobel de Física de 2016). Foi, também, professor efetivo da Western University (2008-2010), onde fez estágio sanduíche durante o doutorado, e professor visitante em várias universidades, como o Consórcio das Américas para ciências interdisciplinares na Universidade do Novo México (2006).

É Pesquisador Nível 1B do CNPq e atua nas áreas de Fundamentos de Mecânica Quântica, Física da Matéria Condensada, Física Estatística e Física de Altas Energias. Ele também integra o Iracema Digital, entidade que reúne representantes das áreas de ciência, tecnologia e inovação do Ceará e tem como objetivo divulgar o potencial de pesquisa e desenvolvimento do Estado.