Secitece e Prefeitura de Itaitinga discutem parceria

22 de março de 2023 - 10:16

O objetivo é desenvolver ações de qualificação profissional tecnológica no município

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, recebeu na manhã desta terça-feira, 21/03, uma delegação da Prefeitura de Itaitinga, município da Região Metropolitana há cerca de 30km de Fortaleza. O objetivo foi traçar estratégias para qualificação profissional dos moradores da região, especialmente na área de tecnologia.

A instalação do novo Centro de Distribuição da Amazon no município trouxe mais oportunidades de empregos e renda, mas acendeu também o alerta para a necessidade de investir na capacitação profissional e tecnológica dos habitantes.

“Um dos focos da Secitece é expandir programas como CriarCE, Corredores Digitais e UTD para o interior do Estado”, garantiu a titular da Secitece. Para ela, “essa seria uma oportunidade de atender a essa demanda de Itaitinga, provendo não apenas os estudantes das escolas municipais com cursos de informática básica, mas também oferecendo uma formação mais específica com cursos técnicos e tecnológicos, para estudantes e egressos do ensino médio, voltada para atender empresas como a Amazon, por exemplo”.

A secretária também sugeriu a criação de um núcleo de C&T no município. “É fundamental que os municípios compreendam a importância de incluir a Ciência e a Tecnologia como uma área estratégica para o desenvolvimento socioeconômico da região. E isso passa pela criação de uma secretaria municipal, ou mesmo coordenação, núcleo ou célula dentro da estrutura da gestão, voltadas para a elaboração de um plano de ação em C&T com metas específicas a curto, médio e longo prazo, de forma articulada com as demais secretarias”, ressaltou Sandra Monteiro.

Em março, a Prefeitura de Itaitinga aprovou a implantação do Ecossistema de Inovação. O projeto objetiva estimular a cooperação técnica entre a iniciativa privada; governo municipal e instituições acadêmicas para o desenvolvimento do setor de tecnologia. A ideia é construir um polo criativo, atuando no uso eficiente da tecnologia, cuja estrutura será composta em três nichos: Escola de Inovação Tecnológica, Escola de Negócios e Centro de Programadores.

Participaram da reunião os secretários de Itaitinga Pedro Júnior Nunes da Silva (Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Everardo de Sousa Ferreira (Administração), Jasiel Siqueira Nunes Machado (Esporte e Juventude), Erivanda Nogueira de Sousa Serpa (Trabalho e Assistência Social) e os técnicos Samuel Alves da Silva, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, e Nathália Lima Martins Alcântara, diretora de Desenvolvimento da Indústria e do Comércio do município. Pela Secitece, esteve presente, ainda, a técnica do programa Corredores Digitais, Gabriella Purcaru.