Comunidade indígena em Maracanaú recebe ônibus-laboratório do Ciência Itinerante

21 de março de 2023 - 11:49


O projeto estacionou na Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Chuí, que atende os índios Pitaguary

Popularizar o conhecimento
para o público jovem é o objetivo do “Ciência Itinerante”. Em 2023, o projeto iniciou suas atividades levando experimentos lúdicos para estudantes indígenas e quilombolas dos municípios de Caucaia, Pacatuba e Maracanaú. Os alunos das tribos Tapeba, Tapeba do Trilho, Creche Vó Sinhá, Itá-Ara e Chuí visitaram o ônibus-laboratório na semana de 13 a 17 de março e conferiram demonstrações em Física, Química e Biologia.

Na última sexta-feira (17/3), a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, participou das atividades do projeto na Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio (EDEFM) Chuí, localizada em Maracanaú e que atende os índios Pitaguary. A titular da pasta assistiu, junto com os alunos, às aulas práticas de Física, com o monitor Alberto Jorge, e de Biologia, com o monitor Mateus Sousa.



Na oportunidade, Sandra Monteiro ressaltou para os estudantes a importância do conhecimento popular, em especial, o indígena. “Os saberes que vêm dos nossos avós contém muita Ciência. Quando eles indicam quais chás naturais devemos tomar para aliviar sintomas, como os da diarreia, estão mostrando um conhecimento riquíssimo e que deve ser sim, reconhecido como científico”, destacou.

Aprendizado na prática

Para a aluna Dafiny Lima Tomé, do 8º ano, a visita ao ônibus-laboratório foi uma novidade e um convite a ter mais curiosidade sobre Ciência. “Eu nunca tinha visto essas experiências e consegui aprender mais sobre as partes da célula durante as demonstrações da aula de Biologia”, disse.

O diretor da Escola e cacique da aldeia, João Paulo Pitaguary, agradeceu a presença do projeto Ciência Itinerante e enalteceu a integração do conhecimento teórico e prático. “Esse tipo de atividade é muito importante porque fortalece o que os professores apresentam em sala de aula, trazendo muitos ganhos para os estudantes”.

Saiba mais

O projeto Ciência Itinerante integra o Programa Estadual de Popularização da Ciência da Secitece e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é promover a popularização da Ciência entre crianças e jovens.

O projeto conta com um ônibus-laboratório equipado e climatizado e com monitores de diversas áreas do conhecimento – Química, Física, Biologia, TIC, Robótica, Energias Renováveis e Geografia.

Participaram da atividade em Maracanaú: a coordenadora do projeto Ciência Itinerante junto ao MCTI/CNPq e Secitece, Flaviana Pereira; e as colaboradoras Bruna Dheingryd e Maria Leão.