Nutec reúne colaboradoras em homenagem ao Dia da Mulher na Ciência

10 de fevereiro de 2023 - 16:57


O evento contou com a presença da titular da Secitece, Sandra Monteiro

Café da manhã, troca de experiências e incentivo à ciência marcaram a manhã da sexta-feira, 10 de fevereiro, no Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec). O evento intitulado “Café Consciência” teve como objetivo reconhecer a importância das mulheres na ciência e apoiar pesquisadoras e colaboradoras do Nutec na construção de conhecimento científico.

O evento contou com a presença da titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, da dra. Iêda Montenegro, do Nutec, e das professoras da Universidade Federal do Ceará (UFC) Lucicleia Barros (Engenharia de Alimentos) e Conceição Oliveira (Química Orgânica e Inorgânica). As convidadas relataram suas trajetórias pessoais e profissionais com a mediação das pesquisadoras Janaína Sobreira, Geísa Vasconcelos e Mayra Garcia, do Nutec.


Sandra Monteiro destacou os obstáculos que a mulher ainda enfrenta quando decide se dedicar à pesquisa, e como políticas públicas podem contribuir com as mulheres na ciência. “A pesquisadora que é mãe, por exemplo, e não tem uma estrutura familiar de suporte, muitas vezes acaba desistindo pela falta de tempo e outras tantas dificuldades. Quando o Estado disponibiliza creches para essas crianças, aquela mulher pode ter a segurança de que seu filho está assistido e dedicar aquele tempo ao seus objetivos”, enfatiza Sandra.

Também estiveram presentes os representantes do Nutec Francisco Magalhães e o Diretor Administrativo, Charles Nobre.

Mulheres e meninas na ciência

De acordo com dados divulgados pela UNESCO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU), as mulheres representam apenas 33% dos pesquisadores no mundo. Entre os fatores para o número pouco expressivo de pesquisadoras estão o difícil acesso a investimentos e redes de estudo, diz o documento.

Com intuito de inspirar e engajar outras meninas a seguirem na ciência, a ONU criou o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado no dia 11 de Fevereiro. A data também visa reverenciar mulheres que revolucionaram suas áreas de atuação através da pesquisa, como Rosalind Franklin (descoberta da estrutura do DNA); Chien-Shiung Wu (experimentos decisivos em física nuclear); Grace Hopper (uma das primeiras programadoras de computadores); Mae Jemison, (primeira astronauta afro-americana a voar no espaço).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Nutec