Governo do Ceará anuncia maior ampliação da oferta do Ensino Médio em tempo integral

26 de janeiro de 2023 - 12:29

Secretária Sandra Monteiro participou do anúncio, feito pelo governador Elmano de Freitas

A oferta do ensino médio em tempo integral será ampliada pelo Governo do Ceará, beneficiando estudantes de todas as regiões do estado no ano letivo de 2023. A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, esteve presente na solenidade de anúncio das novas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, que aconteceu nesta quinta-feira (26/1), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

A cerimônia, liderada pelo governador Elmano de Freitas, contou, ainda, com as presenças da vice-governadora Jade Romero, da secretária da Educação, Eliana Estrela, da secretaria da Igualdade Racial, Zelma Madeira, e da secretária executiva da Fazenda, Luana Machado. Na ocasião, foram detalhadas as ações para o atingimento, até 2026, da meta de universalização do modelo de jornada ampliada (de sete a nove horas na escola, com até três refeições diárias).

Zelma Madeira, Ada Pimentel, Sandra Monteiro e Luana Machado

“Tenho muito orgulho da cultura de ensino em tempo integral que estamos construindo no Ceará. Nosso sonho é que isso aconteça da creche até o final do Ensino Médio. Queremos ser uma rede de educação de referência para o mundo”. A afirmação foi dada pelo governador Elmano de Freitas, ao anunciar que a rede pública estadual terá, em 2023, mais 80 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs). Isso representa mais de 70% da rede escolar funcionando em jornada ampliada no novo ano letivo. O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças da vice-governadora Jade Romero, da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, da comunidade escolar e de outras autoridades.

A ampliação contempla 66 municípios, dos quais 27 recebem este tipo de unidade escolar pela primeira vez. Com isso, o Ceará tem agora 472 unidades escolares de jornada ampliada, sendo 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e 341 EEMTIs, contemplando mais de 140 mil estudantes em 165 municípios. Desde de 2016, esse é o anúncio com o maior número de escolas em tempo integral feito pelo Estado.

 

Assim, sete em cada dez escolas de Ensino Médio passam a ofertar o ensino médio em tempo integral no período letivo de 2023, que começa na próxima segunda-feira (30). Para essa expansão em 2023, o Governo do Ceará investe R$ 300 milhões. O recurso é aplicado na ampliação, adaptação e aquisição de novos equipamentos, contas públicas, além da alimentação escolar, custos com salários de professores e contratação de terceirizados. As estruturas passarão por processos de adequação essenciais para a conversão ao modelo de ensino, como a climatização das salas de aula e as reformas de vestiários e refeitórios.

Com informações da Casa Civil e Secretaria da Educação