UTD supera uma década beneficiando mais de 18 mil pessoas

13 de janeiro de 2023 - 12:08 # # #

Cursos gratuitos na área de TIC promovem inclusão digital e qualificação profissional dos cearenses

Desde que foi criada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), há mais de 10 anos, a Universidade do Trabalho Digital – UTD já beneficiou 18421 pessoas com mais de 11 mil certificações. O projeto oferece cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos níveis básico e avançado e vem contribuindo para a formação dos cearenses.

Somente em 2022, foram 21 turmas com 670 alunos matriculados e 370 certificados, com 98% de satisfação. Para este ano, estão previstas 21 novas turmas. As aulas ocorrem nos 8 laboratórios instalados no prédio do Cineteatro São Luís, no centro de Fortaleza.

Essa localização estratégica e a qualidade dos cursos ofertados são algumas das razões do sucesso da iniciativa que tem garantido a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Para a coordenadora geral da UTD, Jamaci Oliveira, “estar no coração da cidade facilita o acesso do público, que além de participar gratuitamente dos cursos, conta com todo material didático. A UTD foi pensada para atender a todos com turmas em diversos turnos, dando mais oportunidades a quem trabalha em horário comercial”.

Desde a pandemia, além dos cursos presenciais voltados para o público de Fortaleza e Região Metropolitana, a UTD passou a oferecer aulas na modalidade EAD levando o conhecimento a todo o Ceará. Além disso, são realizadas atividades em parceria com os CVTs de Beberibe, Maranguape e Sobral. Todos os cursos são certificados pelo Instituto Centec.

Oportunidades em 2023

Já estão previstas 680 novas vagas apenas no primeiro semestre de 2023. Na modalidade presencial, serão ofertados os cursos de Informática Básica, Informática para o Mercado de Trabalho e Suporte e Manutenção de Computadores, com quatro turmas cada, totalizando 1200 horas/aula.

Para quem prefere os cursos online, serão abertas turmas de Informática Básica com Libre Office, Linguagem Programação PHP, Desenvolvimento de Interfaces Web com JavaScript, Informática para o Mercado de Trabalho e Linguagem de Programação Java.

Como participar da UTD

As inscrições ocorrem durante o ano, quando abertas o período de inscrições para cada ciclo de cursos, ocorrendo de forma presencial e online. Para participar, o candidato deverá ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado, portar RG, CPF e comprovante de endereço. Já para os cursos EAD, também dispor de notebook ou computador com acesso à internet. As inscrições presenciais são feitas na própria sede da UTD (Rua Major Facundo, 500, 12º andar – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Mais informações:
Universidade do Trabalho Digital
(85) 3454-1257 / (85) 3454-1987 ou pelo e-mail utd.sct@gmail.com