Secitece e Centec anunciam inscrições para novo curso técnico focado na pecuária leiteira

19 de outubro de 2022 - 11:17

Curso Técnico em Leite e Derivados vai contribuir para o fortalecimento da cadeia do leite no Ceará; inscrições seguem até dia 9/11

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), anuncia que estão abertas as inscrições para o processo seletivo do novo curso técnico em Leite e Derivados, ofertado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Instituto Centec). A nova formação estará abrigada na Faculdade de Tecnologia Centec Sertão Central (Fatec Sertão Central), em Quixeramobim.

A qualificação é gratuita e tem duração de dois anos, com aulas presenciais. Ao todo, serão ofertadas 45 vagas para o semestre 2023.1. Os interessados podem se inscrever no site www.centec.org.br até o dia nove de novembro.

De acordo com o secretário da Secitece, Carlos Décimo, o novo curso é resultado das ações definidas pelo contrato de gestão firmado entre Governo do Ceará/Secitece e Instituto Centec. “Essa parceria vem garantindo, ano a ano, a oferta de cursos gratuitos e a formação de profissionais de excelência em todas as macrorregiões do nosso Estado”.

Fortalecimento da cadeia do leite

O diretor da Fatec Sertão Central, professor Jardel Paixão, relata que um levantamento feito pela faculdade atestou a carência da região por profissionais capacitados na cadeia do leite. “Identificamos no Sertão Central a necessidade de termos um curso capaz de preparar profissionais focados especificamente no armazenamento e processamento de leite e seus derivados. Quando tratamos também do processamento de queijos artesanais e de produtos finos de origem láctea, existe demanda por profissionais para essa função.”

Segundo o professor Cláudio Gonçalves, coordenador do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia da Fatec Sertão Central, o novo curso surge também a partir da experiência da faculdade com o Laboratório da Qualidade do Leite (LaqLeite), que realiza análises de leite para produtores da região a preço de custo. “Esse curso técnico objetiva formar e lançar profissionais para o mercado de trabalho a fim de fortalecer a cadeia do leite. Faz parte das competências que serão desenvolvidas nas disciplinas do curso melhorar ainda mais a qualidade do leite produzido pelos produtores da região.”

“O curso é o primeiro do tipo no nosso estado. Muitos que buscavam essa formação precisavam ir para outros estados. É uma satisfação poder vivenciar a oferta deste curso. Temos um quadro docente especializado e uma estrutura de laboratório e de campo preparados para as aulas teóricas e práticas”, completa o professor Cláudio Gonçalves.

Histórico

O novo curso técnico é resultado de uma reunião realizada em junho de 2021, na qual foram discutidas novas ações voltadas para o município de Quixeramobim e garantidas melhorias para a Fatec. O então secretário da Secitece, Inácio Arruda, e o presidente do Centec, Silas Alencar, mostraram a importância do curso técnico em Leite e Derivados para a revitalização da Bovinocultura na região. Eles discutiram também questões relativas a melhoria dos laboratórios de análise de solo, água, tecido vegetal e nutrição animal da Fatec, do Centro de Inseminação Artificial e o fortalecimento do projeto de modernização da cotonicultura.

Participaram da reunião, também, o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Diassis Diniz; o secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Silvio Carlos; o prefeito Cirilo Pimenta, e representantes da Câmara Municipal, Funcap e Sebrae.

Processo seletivo para o Curso Técnico em Leite e Derivados
Fatec Sertão Central, em Quixeramobim
Inscrições até 09 de novembro de 2022 pelo site www.centec.org.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Centec