Urca realiza Colação de Grau para 329 formandos

10 de outubro de 2022 - 10:30

A Universidade Regional do Cariri (Urca) realizou, na noite da última quinta-feira (6/10), a Colação de Grau Unificada para 329 formandos da instituição, envolvendo 17 dos 32 cursos da universidade. A solenidade foi presidida pelo reitor Francisco do O’ de Lima Júnior, no Ginásio Poliesportivo, em Crato.

O reitor Lima Júnior cumprimentou os alunos, servidores, professores e os pró-reitores presentes e destacou o papel do vice-reitor, do qual divide a responsabilidade de conduzir os destinos da universidade. A importante solenidade demarca o retorno presencial. “É impossível não lembrarmos nesse momento do flagelo que vivemos na pandemia até chegar aqui e comemorar a vitória da educação pública, superior, gratuita, em tempos que a ciência foi tão importante, diante da negação de uma travessia passada pela humanidade”, disse.

Ainda conforme o reitor, a ciência e o conhecimento são imprescindíveis ao processo de desenvolvimento. Ele ressaltou de forma mais ampla a importância da ciência e da universidade no papel da formação. Mesmo diante da pandemia, destacou as conquistas da Urca, no recredenciamento de 8 anos, reconhecimento dos cursos, melhoria da infraestrutura, dos programas de mestrado, reforço nos indicadores perante os órgãos institucionais, e diversas outras melhorias, nesse momento entregando a sociedade os formandos, diante das conquistas da universidade.

O vice-reitor Carlos Kleber de Oliveira parabenizou os formandos e destacou a qualidade da Urca, hoje uma das melhores universidades do Nordeste brasileiro. “Agora serão bons profissionais. Façam jus a esse aprendizado que tiveram na universidade”, salientou.

A oradora das turmas, Irismar Aparecida do Nascimento, frisou o momento de superação vivenciado, até chegar a conclusão do ensino superior, público, gratuito e de qualidade. Mas destacou a necessidade de continuar na luta contra o preconceito, a miséria, o racismo, a luta em favor da vida, como um papel relevante que precisa ser vencido pela sociedade, diante da realidade que se apresenta. “Subimos um degrau de uma longa escada que é a vida. Viva a vida, a democracia e a universidade pública”, afirmou

A professora Dra. Renata Marinho Paz, paraninfa das turmas, abordou a trajetória vivida até aqui pelos estudantes, com uma analogia ao ritual de passagem, para chegar a tão sonhada formatura, as dificuldades enfrentadas e os novos desafios.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Urca