Ceará é primeiro lugar do mundo a receber Firebull

1 de julho de 2022 - 07:19 # # # #

Viatura especial fabricada pela alemã Magirus será utilizada para combate a incêndio em locais de difícil acesso

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, segue investindo na modernização tecnológica de áreas estratégicas. Agora, o Corpo de Bombeiros poderá contar com um forte apoio operacional no combate a incêndio em áreas de difícil acesso como túneis, shoppings, tanques combustíveis e florestas.

Com investimentos do Promotec II, a Secitece acaba de adquirir a Firebull Aircore, uma viatura especial sobre esteiras com turbina de combate a incêndio, mais recente lançamento da empresa alemã Magirus. O Ceará será o primeiro lugar do mundo a receber o equipamento.

A viatura conta com tecnologia inovadora de ventilação com nebulização de água ou espuma, garantindo maior absorção de calor, controle do fogo mais rápido e redução do uso de água. Para se ter uma ideia, enquanto um equipamento tradicional demora cerca de 65 segundos para controlar o fogo, o Firebull Aircore precisa de apenas 25 segundos para o mesmo processo.

Além disso, o veículo tripulado é o único a realizar três operações em uma só máquina: ventilação por pressão positiva, resfriamento e extinção do fogo. Outra vantagem é que ele permite o uso de água do mar como agente extintor, já que a bomba é fabricada em bronze e aço inoxidável.

Também foi adquirida uma viatura Multistar a única plataforma telescópica do mundo multifuncional com veículo de combate a incêndio, resgate e salvamento, ampliando a capacidade de resposta nas ocorrências.

Os equipamentos, que irão suprir a demanda operacional da capital cearense e da região metropolitana, foram demonstrados para a comitiva cearense coordenada pelo secretário da Secitece, Carlos Décimo, em visita realizada nesta quinta-feira, 30/06, à fábrica da Magirus, na Alemanha. Participaram da visita o secretário executivo da Secitece, Ricardo Costa, coordenador do Promotec; o Cel. Francisco Zélio Martins de Menezes Júnior, Comandante Geral Adjunto do Corpo de Bombeiros e o TC Francisco Gladson Barbosa Rodrigues, Comandante do Bombeiro da Capital (CBC).

Eles foram recebidos pelo Gerente de Produto da Magirus, Ralf Hermann, pelo diretor de Marketing da empresa, Julian Mueller, Rodolfo Xavier, Gerente Regional da América Latina, Ralf Hörtensteiner, representante da Magirus Brasil e Ana Cristina Pucci, da MLW.