Aluno da Uece ganha prêmio do Programa de Inovação em Hidrogênio Verde iH2Brasil

24 de junho de 2022 - 16:39

Ricardo de Castro Gomes é estudante do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas

O mestrando Ricardo de Castro Gomes, do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (CMACFA), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi premiado no primeiro ciclo do Programa de Inovação em Hidrogênio Verde iH2Brasil, promovido pela Aliança Brasil-Alemanha, ao apresentar a ideia de produzir hidrogênio verde a partir de equipamento desenvolvido em Santa Cruz do Sul (RS). Ricardo foi o vencedor do prêmio na categoria de entusiastas, integrando a equipe Circuito H2V, formada pelos estudantes Flávia Araújo, José Moraes e Thiago Pinto.

O trabalho teve respaldo do Prof. Dr. Lutero Carmo de Lima, coordenador do Laboratório de Energias Renováveis (LER) da UECE. “O professor deu apoio incondicional ao trabalho trazendo ideias e motivações para o desenvolvimento da solução que gerará hidrogênio verde”, comenta Ricardo.

O programa iH2 Brasil tem como objetivo fortalecer o ecossistema brasileiro de pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, por meio do apoio a soluções para toda cadeia produtiva de Hidrogênio Verde. O projeto é uma realização da Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde, com apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ) e do Ministério de Minas e Energia (MME).

Desenvolvimento da ideia

Ricardo de Castro explica que a equipe desenvolveu a ideia de produzir hidrogênio, a partir de um equipamento já existente, idealizado pelo estudante José Moraes, integrante da equipe que participou do desafio e um dos proprietários da empresa Torna, sediada no município gaúcho de Santa Cruz do Sul. O mestrando conta que o equipamento já é usado comercialmente para tratamento de resíduos. A ideia apresentada pela equipe de entusiastas do hidrogênio foi, a partir da tecnologia, quantificar e qualificar o hidrogênio para uso industrial e produção de amônia para produção de fertilizantes.

“Pegamos a ideia do Rio Grande do Sul e tornamos mais palatável para o hidrogênio verde. O equipamento é alimentado por módulos fotovoltaicos, tratando os resíduos industriais. O processo tem um grande potencial de gerar hidrogênio que, mesmo em quantidade reduzida, é uma alternativa energética para o futuro”, defende Ricardo.

Na apresentação do trabalho ao iH2Brasil, José Moraes explicou que o Torna atua desde 2020 no tratamento total de efluentes. Os dejetos são processados sem a utilização de produtos químicos, e os sólidos são separados da água e convertidos em fertilizantes naturais. A água é disponibilizada para reúso. A tecnologia usa eletrólise no processo e, como diferencial, utiliza o próprio efluente para a realização da eletrólise, gerando hidrogênio e oxigênio. De acordo com a ideia apresentada, o Torna deve contar ainda com um aplicativo que monitora em tempo real a conversão do dejeto em fertilizante e geração do hidrogênio verde.

Potencial cearense

Ricardo de Castro ressalta que a ideia de produzir hidrogênio a partir do equipamento é possível, mas o armazenamento e a logística de transporte ainda é embrionária, mas destaca o potencial do Ceará na produção de hidrogênio verde. “O Ceará está na vanguarda; somos o melhor lugar para desenvolver hidrogênio verde. Tudo é muito novo e pioneiro. Quem sabe daqui a três ou cinco anos teremos uma ideia maior de como a sociedade vai absorver essa cadeia produtiva do hidrogênio, pela necessidade de diversificação energética e descarbonização. Vivemos uma crise energética e quem sabe o hidrogênio venha a ajudar, inclusive na produção de amônia. O Brasil tem um grande problema, em que é preciso importar fertilizante à base de amônia. E, no Brasil, poderemos ter um equipamento que possa estar ajudando na obtenção dessa amônia. É uma boa ideia que vale milhões, mas é preciso, ainda, muito estudo”, projeta Ricardo.

Ele acrescenta que, ao vencer o desafio, a equipe Circuito H2V conquistou prêmio de R$ 5 mil, além da oportunidade de participar da jornada de aceleração, uma imersão de transformação de ideias em negócios e startups. A premiação das equipes de entusiastas do iH2 Brasil acontece em 1º de julho, às 10h, em evento on-line com transmissão pelo canal da AHK Brasil no YouTube.

Acesse aqui o canal da AHK Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Uece