Feira do Conhecimento Regional leva Ciência e Tecnologia para Sobral

22 de junho de 2022 - 12:52

Cidade universitária é destaque nacional nas políticas de ensino e educação pública

Sobral, na Região Norte, está sediando a nova edição da Feira do Conhecimento Regional. O evento teve início na terça-feira (21/6), e segue nesta quarta-feira (22/6), no Centro de Educação a Distância (CED). A abertura oficial contou com a palestra magna “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, ministrada pelo ex-titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda.

A mesa de abertura teve as presenças do titular da Secitece, Carlos Décimo; da reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Izabelle Mont’Alverne, e do vice-reitor, Francisco Carvalho; da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Adeline Lobão, além de outras autoridades.

A Feira do Conhecimento Regional é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com programação totalmente gratuita. Em Sobral, o evento conta com o apoio da UVA, do CED, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Sobral), da Faculdade Luciano Feijão, do Centro Universitário INTA, da Faculdade 5 de julho e da Secretaria da Educação de Sobral.


Popularizar a Ciência

O secretário da Secitece, Carlos Décimo, reafirmou a importância do evento. “A Feira do Conhecimento tem o objetivo de popularizar a ciência, a tecnologia e a educação”, explicou, ressaltando que há uma lei que coloca o evento no calendário estadual.

Décimo lembrou que, recentemente, foram comemorados os 15 anos do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que teve início em Sobral. “Fruto de uma articulação e visão pedagógicas com vários gestores, em especial a professora Izolda que deu a perspectiva dessa melhor educação. O estado do Ceará é cantado em verso e prosa como a melhor educação do Brasil”, completou.

O titular da Secitece destacou ainda que o estado tem investido em uma expansão das universidades e abriu um concurso para quase 700 vagas de professores. “Nossa missão é levar o ensino aos que mais precisam, cuidando das pessoas em primeiro lugar”, disse Décimo.

Cidade universitária

Cidade universitária e destaque nas políticas de ensino e educação pública, Sobral é o melhor lugar para sediar o evento, segundo a professora Izabelle Mont’Alverne Napoleão. “Não terá melhor cidade para a realização da Feira. Sobral é uma cidade que respira conhecimento”, define. A reitora lembra que a cidade recebe mais de 22 mil universitários de 57 municípios. “Sobral sempre priorizou políticas de ensino e de educação pública básica e superior. O município é um berço de conhecimento e a UVA é a universidade mater“, completa.

A reitora da UVA reforçou a necessidade de investir no conhecimento. “Todos os investimentos realizados para conhecimento e ciência são válidos. Vale a pena apostar no conhecimento, sem ele a população fica acorrentada. Queremos uma mente crítica e reflexiva”.

Investimento em educação

Durante a palestra magna, Inácio Arruda ressaltou o investimento que o Ceará tem feito em educação, ciência e tecnologia, apesar de ser um um estado pobre. Ele relembrou que o Brasil de forma geral e o Ceará especificamente sempre foram produtores de tecnologia, ciência e conhecimento. “Nosso País começou a investir em ciência e tecnologia graças à ousadia e a coragem de alguns bravos pesquisadores e cientistas do nosso país em diversas áreas.”

Citando nomes como Osvaldo Cruz e Rodolfo Teófilo, Arruda lembrou tecnologias brasileiras como as usinas de geração de energia hidrelétrica, a exploração do petróleo, as telecomunicações e defendeu o fortalecimento das universidades públicas federais e estaduais para um contínuo movimento tecnológico. “Viver o bicentenário é olhar para adiante e avançar em ciência e tecnologia. O Ceará está pronto. Precisamos ampliar os investimentos em educação, ciência e tecnologia no nosso País nesse pós-pandemia. Precisamos ajudar o Brasil para ajudarmos o Ceará”, destacou.

“Brincando com a Luz”

Como segunda palestra da noite, o diretor do Museu do Eclipse, Emerson Ferreira de Almeida, trouxe o tema “Brincando com a luz: uma nova perspectiva para o museu do eclipse” para apresentar as adequações que estão sendo feitas no equipamento cultural. “A luz é a motivação básica do museu, como trabalhamos e criamos com a luz”.

Na programação do segundo dia, o evento trará as palestras “A experiência da política educacional de Sobral: a melhor rede de educação pública do Brasil”, com o presidente da Escola Permanente de Formação do Magistério e Gestão Educacional, Amaury Gomes; e “Ciência, Tecnologia, Informação e Conhecimento como fatores de Independência para o Empreendedorismo e a Inovação”, com a coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade Luciano Feijão, Teresa Mota.

Mostra científica

A programação da terça-feira, 21, teve início às 15h com a “Mostra Ceará Faz Ciência”. Cerca de 15 projetos de ciências de escolas de ensino fundamental e médio serão apresentados, dos quais dois estarão entre os selecionados para competir na Feira do Conhecimento de Fortaleza, que será realizada em novembro deste ano.

Segundo a articuladora da Secitece, Débora Alves, o objetivo é incentivar a construção da ciência. “Queremos estimular a curiosidade quanto à pesquisa científica”, explica.

Entre os projetos apresentados está um bioplástico produzido a partir da jaca. “É uma alternativa viável e sustentável para as sacolas plásticas”, explica a estudante Letícia Genuca, 14. A invenção está sendo desenvolvida com as também estudantes Thiany Sousa, 14, e Karoline Carvalho, 15, sob orientação da professora Gilvânia Medeiros na escola municipal de Carnaubal Cosme Rodrigues de Sousa. “Esse protótipo surgiu a partir do desafio de que os alunos criassem uma alternativa sustentável tendo em vista a problemática ambiental”, explica a professora.

A Feira conta ainda com apresentações do projeto “Ciência Itinerante”, além da exposição de pesquisas realizadas por universitários da Região Norte. O curso de biologia da UVA desenvolve uma pesquisa paleontológica no Noroeste cearense sob supervisão da professora Somália Viana. “O Ceará é um estado onde há uma riqueza de fósseis”, avalia.



Texto: Teresa Fernandes (a serviço da UVA)
Fotos: Luiz Queiroz (Prefeitura de Sobral)