Secitece e Centec celebram novo contrato de gestão para ações de educação profissional

13 de junho de 2022 - 13:10


Ao todo, serão mais de R$ 21 milhões destinados à oferta de cursos gratuitos, básicos, técnicos e superiores em todas as macrorregiões cearenses

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), firmaram, nesta segunda-feira (13/6), novo contrato de gestão para apoio às ações no âmbito da educação profissional. O documento garante a continuidade da oferta de cursos gratuitos, básicos, técnicos e superiores em todas as macrorregiões cearenses, através dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Centros Vocacionais Técnicos (CVTECs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) – unidades do Centec.

A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria e contou com as presenças dos secretários executivos Ricardo Costa e Adeline Lobão, e do presidente do Instituto Centec, Silas Alencar, além de coordenadores dos CVTs e Cvtecs e diretores das Fatecs, que aproveitaram para participar de uma reunião que discutiu os detalhes do novo contrato.

Em sua fala, Silas Alencar destacou a importância da parceria entre Centec e Secitece para as ações de educação e, sobretudo, do comprometimento de todos que fazem a entidade no cumprimento dos desafios que serão as metas previstas no documento.

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Adeline Lobão, enfatizou que os recursos financeiros para o contrato de gestão tiveram incremento e deverão sustentar, ainda mais, o Programa de Governo intitulado “Qualifica Ceará”.

“A celebração deste contrato não representa apenas a possibilidade de formação profissional, mas a esperança de mudança de vida de milhares de cearenses, com o aumento do PIB em suas regiões”, destacou Adeline. “Vamos, juntos, executar o plano de trabalho de forma exemplar e planejada, atendendo a demanda do Governo do Ceará e também da população”, conclamou a secretária executiva da Secitece.

Saiba mais

Com recursos que chegam a R$ 21,6 milhões, o Contrato de Gestão nº 01/2022 atribui ao Instituto Centec a promoção, a execução, a realização e o suporte à educação profissional com viés de formação e qualificação técnica, tecnológica e de transferência de tecnologia, por meio de um plano de trabalho previamente definido pela Secitece. O documento tem vigência até maio/2023 e também delega ao Instituto Centec o papel de apoiador dos cursos superiores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e de formação iniciada para trabalhadores, jovens e adultos.