Reitores discutem fortalecimento do ensino superior público com Secitece e Funcap

25 de maio de 2022 - 16:37 # # #

Durante a reunião foi lançado o Fórum de Integração e apresentado o edital da Funcap destinado a modernização e aquisição de equipamento de laboratórios de pesquisa para as universidades estaduais.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, reuniu na manhã desta quarta-feira (26/05), os reitores das três universidades estaduais do Ceará e o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap),Tarcísio Pequeno. O objetivo foi consolidar e fortalecer a maior política de expansão, interiorização e democratização da educação superior pública do Ceará.

“A Funcap, em sintonia com as ações e programas das três universidades estaduais, tem papel estratégico na consolidação da missão institucional de nossas universidades no ensino, pesquisa e extensão”, afirmou o secretário Carlos Décimo, anunciando a criação do Fórum de Integração que reunirá os reitores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca), Funcap e Secitece.

A reunião contou com as presenças do presidente da Funcap, Tarcisio Pequeno, dos reitores Hidelbrando de Soares (Uece), Izabelle Mont’Alverne (UVA), e Francisco do Ó Lima Júnior (Urca), que participou de forma on-line, o vice-reitor da Uece, Dárcio Ítalo Teixeira, pró-reitores e dirigentes de centros. Também estiveram presentes o secretário executivo da Secitece, Ricardo Costa e o coordenador de Educação Superior, Cândido BC Neto.

Na ocasião, os reitores solicitaram maior integração e cooperação com a Funcap, mais estímulo aos pesquisadores, principalmente os que estão nos campi localizados em cidades do interior do Estado, e políticas públicas que garantam o crescimento das universidades.

“É preciso ampliar, cada vez mais, os investimentos em ações e programas públicos das três universidades estaduais”, afirmou Hidelbrando Soares, acrescentando a necessidade da Funcap olhar a realidade das universidades de forma diferenciada.

“É de grande importância ampliar a capacidade do Estado de produzir ciência e tecnologia, com políticas públicas vigorosas direcionadas às universidades, pela Funcap”, afirmou a reitora Izabelle Mont´Alverne.

Já o reitor da Urca, Lima Júnior, atual presidente da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), reforçou as ações das três universidades em projetos que possam ser articulados.

Tarcísio Pequeno saudou a constituição do Fórum de Integração e ressaltou o papel das três universidades estaduais para alavancar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e educação superior no Ceará. Ele anunciou para os próximos dias, o lançamento do Edital da Funcap, no valor de R$ 2.8 mi, destinado a modernização e aquisição de equipamento de laboratórios de pesquisa.

A Chamada Pública é dirigida somente para as três universidades estaduais e tem como objetivo proporcionar condições para a expansão e consolidação da pesquisa científica e tecnológica nestas instituições, ampliando e melhorando a capacidade de realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento não apoiados nos editais existentes. O seu foco é a consolidação dessas atividades, disseminando os conhecimentos para o setor produtivo tornado-o mais competitivo.