Reitor da Urca é o novo presidente da Abruem

20 de maio de 2022 - 10:30

Há mais de 20 anos, o Ceará não elegia um representante do Estado para o cargo

O reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Francisco do O’ de Lima Júnior, foi eleito, por unanimidade, presidente da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), biênio 2022-2024. A eleição aconteceu nesta quinta-feira (19/5), durante o 67º Fórum Brasileiro de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, em Maceió/AL.

Há mais de 20 anos, o Ceará não elegia um representante do Estado para o cargo à frente da entidade nacional, que tem três décadas de criação. O primeiro reitor cearense que esteve no cargo foi o professor Manassés Claudino, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), presidente da Abruem há 22 anos.

O atual presidente que está encerrando o mandato é o Reitor Rodrigo Zanin. No fórum, o reitor da Urca está sendo representado pelo chefe de Gabinete, professor Edmar Pinheiro, e a pró-reitora Adjunta de Ensino de Graduação, professora Rosely Santos.

Como vice-presidente, foi eleito na chapa o professor Odilon Máximo, reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que também é cearense, nascido em Várzea Alegre. Outro aspecto importante relacionado à nova diretoria, segundo o presidente eleito, é a presença marcante das mulheres na chapa, com a maior partição já composta em uma diretoria da Abruem.

Metas da nova diretoria

A nova diretoria foi eleita para o biênio 2022-2024 e se pautou pelo diálogo e coletividade, dando um tom harmonioso ao processo de sucessão da Associação. Entre as ações que deverão estar na pauta dos próximos dois anos, estão:

– a continuidade ao fortalecimento institucional, dando mais visibilidade à Abruem;

– a promoção das instituições filiadas no âmbito de suas particularidades (estaduais e municipais), diversidade e respectivas inserções territoriais;

– intensificação de estratégias em defesa da autonomia das IES, que compõem a associação;

– integração interinstitucional entre filiadas e com outras instituições e associações, objetivando oportunidades às comunidades acadêmicas para atividades humanizadas, criativas, inovadoras, de valorização das culturas, além de intensificar as atuação das Câmaras Técnicas.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Urca