Secitece e Sema discutem estratégias para proteção da carnaúba

3 de maio de 2022 - 10:27

A árvore símbolo do Ceará vem sendo ameaçada por uma planta exótica, oriunda de Madagascar

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, esteve nesta segunda-feira (2/4), em audiência com o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno. Na pauta, a proteção da árvore símbolo do Ceará, a Carnaúba, que está ameaçada pela planta exótica oriunda de Madagascar, a Cryptostegia madagas cariensis, conhecida como “unha do diabo”.

A reunião foi solicitada e articulada pelo ex- secretário da Secitece, Inácio Arruda. Participou do encontro uma representação política das cidades de Miraíma, Morrinhos, Irauçuba, Amontada, Sobral, Cruz e Senador Sá, sob a coordenação do Presidente da Câmara de Miraíma, o vereador Raimundo Sales.

Durante o encontro, foi definido que o Cientista Chefe da Secretaria do Meio Ambiente coordenará um grupo de trabalho com representação dos municípios atingidos por essa adversidade ambiental, para encontrar soluções para esse grave problema.