Startups cearenses apresentam tecnologias inovadoras para impulsionar economia do CE

23 de abril de 2022 - 10:49


Demoday foi organizado pela Secitece e Sedet

Na última terça-feira (19/4), 46 startups selecionadas no primeiro ciclo do “Programa Clusters Econômicos de Inovação + Corredores Digitais” participaram do Demoday com exposição a empresários e investidores locais de soluções inovadoras de impacto direto nas áreas estratégicas da economia do Ceará.

Organizado pelas Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o evento contou com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e de todo ecossistema de desenvolvimento e inovação do Estado.

A proposta do evento foi gerar conexões capazes de impulsionar parcerias e negócios entre os principais atores do ecossistema de inovação do Estado e as startups. Na programação realizada no NINNA Hub, houve apresentação em formato de pitch das 10 startups que mais se destacaram ao longo do processo e premiação das três melhores soluções desenvolvidas no programa que foram: Ortusolis Tecnologia (1º lugar), Pesse Tech (2º lugar) e IDSoft Solar (3º lugar).

1º lugar: Ortusolis Tecnologia

2º lugar: Pesse Tech


3º lugar: IDSoft Solar

Para Michael Dhyani, gestor da jornada do Programa Corredores Digitais, o evento encerra a edição 2021 do programa. “Durante essa jornada, as startups receberam mentorias, acompanhamento, treinamento, e o Demoday é um momento para que as startups possam expor suas soluções”, conta.

O cientista-chefe de Inovação e docente da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Samuel Façanha, compartilha que o evento representa o coroamento da evolução dos empreendedores. “Todas as startups que trabalharam promovendo inovação no Estado e em várias regiões através do conhecimento, têm a oportunidade de se conectar com diferentes instituições e é uma alegria muito grande o fechamento desse ciclo”.

A startup vencedora, Ortusolis Tecnologia, compartilha a alegria com a premiação. “Ficamos muito satisfeitos em sermos escolhidos entre as dez melhores startups. Isso faz com que a gente ganhe muita força e nos dá certeza de que estamos no caminho certo e que todo investimento de tempo, dedicação ao trabalho, deu certo e teve o reconhecimento da banca e de toda a equipe, isso é muito sensacional”, conta Ricardo Maciel, CEO da Ortusolis.

Sobre os programas

O Programa Clusters Econômicos de Inovação é uma iniciativa que objetiva atuar na articulação e integração da iniciativa privada, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento, com o intuito de gerar mais e melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo nas regiões de planejamento do Estado, por meio da inserção de inovações aos respectivos clusters econômicos de maior potencial e cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenha maior oferta na região.

O Programa Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado. A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases, oferecendo acesso a benefícios, mentorias, vantagens de empresas parceiras, capacitação e networking.

Em 2021 foi lançado o primeiro edital conjunto dos programas para apoiar projetos de empreendedorismo inovador de nove das 14 regiões de Planejamento do Ceará – Cariri, Sertão Central, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e Grande Fortaleza 1 e 2, Litoral Norte, Litoral Leste, Sertão dos Crateús e Serra da Ibiapaba.

Ao todo, até abril deste ano, foram investidos mais de R$ 2 milhões em 46 startups, de nove regiões do Estado. Ao longo do processo, foram beneficiados 91 bolsistas empreendedores e 41 pesquisadores regionais que desenvolveram soluções para os problemas identificados nas suas respectivas regiões e enquadrados em 23 clusters estratégicos do estado.