Secitece e Centec abrem inscrições para 600 vagas em cursos técnicos e tecnológicos gratuitos

23 de abril de 2022 - 14:53

As aulas terão início em agosto e todos os cursos são 100% presenciais

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) anunciam que já estão abertas as inscrições para a seleção de novos alunos dos cursos técnicos e superiores tecnológicos gratuitos. São, ao todo, 600 vagas para as Faculdades de Tecnologia (Fatec) Cariri e Sertão Central, localizadas em Quixeramobim e Juazeiro do Norte, e os Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) em Crato, Barbalha e São Gonçalo do Amarante.

Os candidatos devem realizar inscrição no site www.centec.org.br até o dia 30 de maio e é necessário o pagamento de uma taxa de 30 reais. Doadores de sangue e pessoas com inscrição no CadÚnico podem solicitar isenção. As aulas terão início em agosto de 2022 e todos os cursos são 100% presenciais.

“O Instituto Centec mantém as Fatecs e os CVTECs por meio de um contrato de gestão com o Governo do Ceará, através da Secitece. Com essas unidades, oferecemos gratuitamente à população cearense cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e pós-graduação lato sensu. Os cursos são considerados de excelente qualidade e estão em sintonia com as competências exigidas pelo mercado de trabalho atualmente”, destaca o secretário da Secitece, Carlos Décimo.

Confira, a seguir, o quadro de vagas:

Cursos Superiores de Tecnologia em Quixeramobim

A Fatec Sertão Central, em Quixeramobim, está ofertando 90 vagas para os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e Gestão do Agronegócio, com aulas no período da noite. Só podem participar da seleção pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio.

São 45 vagas para cada curso e 50% delas são reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas municipais ou estaduais e 3% para pessoas com deficiência. Além disso, conforme o Edital, as vagas também serão preenchidas proporcionalmente à quantidade de pessoas pretas, pardas e indígenas na população cearense.

A seleção se dará através de uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Biologia – e uma redação; que acontecerá no dia 12 de junho, das 9h às 13h.

Cursos técnicos na região do Cariri e em São Gonçalo do Amarante

São, ao todo, 510 vagas para cursos técnicos nas modalidades concomitante ou subsequente, ou seja, para quem ainda está cursando ou quem já concluiu o Ensino Médio, respectivamente.

Os candidatos interessados nos cursos ofertados pelas unidades do Centec em Juazeiro do Norte e Crato serão selecionados por meio de uma prova de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, com 50 questões ao todo, de múltipla escolha, e que também será aplicada no dia 12 de junho, das 9h às 13h.

Já os novos alunos do CVTEC Barbalha e São Gonçalo do Amarante serão selecionados por meio de análise do histórico escolar.

CALENDÁRIO RESUMIDO

Inscrições: até 30/05

Pedido de isenção da taxa: até 09/05

Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 31/05

Prova: 12/06 das 9h às 13h (exceto Barbalha e São Gonçalo do Amarante)

Resultado final: 23/06

Matrícula: 27 e 28/06

Início das aulas: Agosto de 2022

LEIA OS EDITAIS

Para conferir mais detalhes, leia atentamente os Editais de cada processo seletivo.

Edital 002/2022 – Seleção para cursos superiores tecnológicos da Fatec Sertão Central (vestibular)

Edital 003/2022 – Seleção para cursos técnicos da Fatec Cariri e CVTEC Crato

Edital 004/2022 – Seleção para cursos técnicos do CVTEC Barbalha e CVTEC São Gonçalo do Amarante

MAIS INFORMAÇÕES