MIS é inaugurado com tecnologia de ponta

1 de abril de 2022 - 11:22


Parte dos equipamentos foi adquira com recursos da Secitece, por meio do Promotec

O governador Camilo Santana inaugurou, nesta quinta-feira (31/3), o complexo do Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). O local passou por reforma e restauro e ainda ganhou como anexo um prédio de cinco andares, sendo dois subterrâneos. Unindo as duas construções, uma praça funcionará como área de convivência para atividades externas. Participaram da cerimônia de inauguração o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Carlos Décimo, e o ex-titular da pasta, Inácio Arruda.

Os espaços também receberam equipamentos de imagem e de som com tecnologia de ponta, que somam R$72 milhões em investimentos. Parte dos recursos (cerca de R$ 26 milhões) foi proveniente do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), coordenado pela Secitece. Com esse aporte, o Governo do Estado entrega ao Ceará um dos mais avançados museus do Brasil e da América Latina.

Os novos ambientes do MIS irão abrigar espaços expositivos, biblioteca (física e digital), sala multiuso, auditório, laboratórios para restauro e digitalização do acervo, laboratórios de ampliação e de impressão, reserva técnica, estúdios de fotografia, vídeo e de som, ilhas de edição e sala imersiva com 10 projetores para instalações multimídia. Na praça, poderão ser contempladas exibições de vídeo em um telão externo e projeções de video mapping realizadas na fachada do anexo. O MIS estará aberto ao público de quinta a domingo, das 13h às 21h. A entrada é gratuita.

O Promotec e a Cultura

Com investimentos que ultrapassam os 67,8 milhões de euros, o Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II) promove a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, por meio da aquisição de equipamentos e de serviços de ponta. O Promotec é coordenado pelo Governo do Ceará, através da Secitece, e envolve contrato de operação de crédito externo com a empresa alemã MLW Intermed Handels.

Além dos equipamentos para o MIS, a Secitece adquiriu, por meio do Promotec, outras tecnologias para modernizar diversos setores da cultura, da educação e da pesquisa científica. O Estado é a primeira região do hemisfério sul a comportar três planetários digitais de última geração: Planetário Rubens de Azevedo, em Fortaleza; Planetário de Sobral e, em breve, o novo Planetário do Crato, a ser instalado no Centro Cultural da Cidade do Crato.

Todos os planetários digitais do Ceará são da marca Carl Zeiss GmbH, modelo Skymaster ZKP4 LED, com projetores digitais de altíssima resolução Velvet Duo Led, o que permitirá que os três equipamentos interajam na mesma linguagem tecnológica.

Também foi adquirido um sistema interativo de ciências para a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e que será instalado no Museu do Eclipse, que, juntamente com o Observatório Astronômico Henrique Morize e o Planetário de Sobral, formam o Centro de Ensino e Divulgação Científica de Sobral – Parque da Luz.

Com o Promotec, a Secitece vem promovendo, ainda, a modernização em outros setores, tais como indústria, segurança pública e saúde. Entre os equipamentos de ponta adquiridos, destaque para: máquina de prototipagem rápida de grande porte; autoescada articulada de 42 metros para salvamento, única no Brasil; aeronaves biturbina; sistema de microscopia oftalmológica e microscópio neurocirúrgico.


Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará