Governo do Ceará entrega Complexo Cultural Estação das Artes Belchior

31 de março de 2022 - 11:34

O fotógrafo da Secitece, Chico Gomes, é um dos expositores no ensaio “Nos Trilhos do Tempo”, lançado durante a inauguração do Complexo

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, esteve presente na solenidade de entrega do novo Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, inaugurado pelo governador Camilo Santana, na última quarta-feira (30/3). Acompanhado do ex-titular da pasta, Inácio Arruda, o secretário conheceu o espaço, que abrigava a antiga Estação Ferroviária João Felipe e agora renasce como um Complexo Cultural em um empreendimento de 67 mil m². Também participaram da cerimônia a vice-governadora, Izolda Cela; o prefeito de Fortaleza, José Sarto; o secretário da Cultura, Fabiano Piúba, e outras autoridades.

No local, irá funcionar, gradualmente, os seguintes equipamentos: a Estação das Artes, o Mercado Gastronômico, a Pinacoteca do Ceará, o Centro de Design e o Museu Ferroviário, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE). O conjunto arquitetônico passou por restauração estrutural e modernização de prédios e galpões, contando com investimentos de R$ 82,8 milhões.

Exposição Nos Trilhos

O fotógrafo da Secitece, Chico Gomes, é um dos expositores no ensaio “Nos Trilhos do Tempo”, lançado durante a entrega do Complexo Cultural. A exposição conta com 30 imagens produzidas por Chico Gomes e também pelo fotógrafo Regivaldo Freitas. Juntos, eles propõem um singelo passeio por essa história sobre trilhos. Partindo de uma perspectiva antropológica, onde o homem é o centro de interesse, os registros são a um só tempo breves e emblemáticos do que se pode pensar como locomoção de vidas ao longo do tempo.

Serviços e programação

A área livre do Complexo Estação das Artes estará aberta para ser aproveitada por visitantes para atividades como andar de bicicleta, uso de patins e caminhadas. Localizada no Centro de Fortaleza, a Estação contempla ainda um fortalecimento da programação de outros espaços próximos, a exemplo do Passeio Público, o Museu da Indústria e o Dragão do Mar. As atividades ocorrerão, inicialmente, aos domingos e envolverão múltiplas linguagens artísticas e expressões culturais.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará