Secitece apresenta ações de Inovação e Empreendedorismo para representantes da AWS

24 de março de 2022 - 12:20


A ideia é que a multinacional faça uso da expertise da Secretaria em suas ações dentro do Centro de Competências para a Transformação Digital (CCTD)

A Secitece recebeu, na última terça-feira (22/3), a visita de representantes da Amazon Web Services (AWS), empresa do Grupo Amazon. O encontro foi liderado pela secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Adeline Lobão, que apresentou o ecossistema de Inovação e Empreendedorismo desenvolvido pela Secitece atualmente, colocando à disposição da multinacional as iniciativas coordenadas pela pasta.

A reunião contou com as presenças da coordenadora do Programa Corredores Digitais, Gabriella Purcaru; do coordenador do CriarCE, Thiago Barros; e do coordenador do Promotec, Ricardo Costa. Pela AWS, participaram a gestora do Programa AWS EdStart, Renata Trindade; a diretora de programas, Abby Daniell; e o gerente de Desenvolvimento de Negócios para o setor público, Rubem Saldanha.


Apoio às ações do CCTD

A ideia é que a AWS faça uso da expertise da Secitece em suas ações dentro do Centro de Competências para a Transformação Digital (CCTD). A unidade, criada em 2020 por meio de parceria entre Governo do Ceará e Amazon, coloca o Estado como referência nacional na transformação digital centrada na inovação, no empreendedorismo e no ensino.

No último ano, a multinacional já havia aproveitado a parceria com a Secitece na execução do curso “Fundamentos de Nuvem da AWS Academy”, voltado para egressos do Sistema Penitenciário do Ceará e realizado pelo CCTD na Universidade do Trabalho Digital (UTD).

Durante a reunião da Secitece, Adeline deu destaque para o maior programa de desenvolvimento de negócios inovadores do Ceará, o Corredores Digitais. A iniciativa foi responsável por apoiar mais de 400 startups e mais de 700 novos empreendedores, que foram capacitados pela iniciativa, presente nas 14 macrorregiões do Estado.

Ainda durante a apresentação, a secretária deu ênfase ao programa Cientista Chefe, que aportou, de 2019 a 2021, um total de 82,5 milhões em inovação pública. Outra ação mostrada foi Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), que tem promovido a modernização tecnológica em áreas como indústria, segurança pública, cultura, educação superior e saúde. Entre os equipamentos adquiridos, destaque para: máquina de prototipagem rápida de grande porte; autoescada articulada de 42 metros para salvamento, única no Brasil, e aeronaves biturbina; planetários digitais de última geração; sistema de microscopia oftalmológica e microscópio neurocirúrgico.

AWS e Corredores Digitais

À tarde, os empreendedores de seis startups do Programa Corredores Digitais que atuam no segmento da educação (EdTechs) trocaram experiências com os representantes a AWS. O objetivo foi ajudar os jovens no desenvolvimento de suas tecnologias educacionais. Participaram as startups @ohanaenactus, @ecorrecao, Cat, @vcinova_startup, Schools King e @mini.labs que, por meio de pitchies, puderam apresentar suas soluções e receber o feedback dos profissionais da multinacional.