Nutec lança selo Alimento Seguro

22 de março de 2022 - 15:28 # # #

Qualquer indústria e estabelecimento comercial do setor alimentício poderá se candidatar ao Selo

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) apresenta o selo Alimento Seguro Nutec. A certificação confere a produtores e consumidores um acompanhamento técnico das boas práticas de fabricação, pesquisa, avaliação dos padrões de identidade e contaminantes exigidos pela legislação sanitária, garantindo confiabilidade e credibilidade nas etapas de produção e comercialização de alimentos.

O lançamento oficial do selo Alimento Seguro Nutec será realizado em solenidade nesta terça-feira, dia 23 de março, na Ceasa, com a presença da primeira-dama e idealizadora do Programa Mais Nutrição, Onélia Santana. O Nutec é parceiro do Programa nas análises de alimentos e controle de qualidade desde a sua criação, em 2019.

Alimento Seguro

A certificação visa estimular as empresas a melhorar o desempenho de seus processos e contribuir diretamente na saúde dos consumidores, com base nos parâmetros de Segurança de Alimentos. De acordo com Francisco Magalhães, presidente do Nutec, “o selo representa o compromisso e a prática da excelência em relação à segurança alimentar e nutricional. O Nutec há muito tempo é referência nacional nesta área”.

Para que um produto obtenha o selo, a equipe técnica do Nutec precisará submetê-lo a um acompanhamento rigoroso através de uma programação periódica de análises laboratoriais, incluindo ensaios químicos, físico-químicos e microbiológicos, além de consultoria técnica especializada. As análises necessárias são aquelas exigidas por órgãos de regulamentação, como a ANVISA e o MAPA, e variam dependendo do tipo de produto.

A empresa que receber a certificação poderá fazer uso do selo nas embalagens do produto, no estabelecimento, no site, e em toda sua comunicação, com o objetivo de oferecer transparência a seus consumidores. O empreendimento será vistoriado anualmente para acompanhamento da manutenção da certificação.

Mais Nutrição

O Programa Mais Nutrição faz parte do programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, e garante a segurança alimentar e nutricional regular a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade do Ceará. São mais de 1.256 toneladas de alimentos doados para 127 entidades, além de cearenses nas mais diversas situações, em um total de 67.274 pessoas de 41 municípios.