Limoeiro do Norte vai ganhar Unidade de Pesquisa do Vale do Jaguaribe
15 de março de 2022 - 11:03
A UPVale será vinculada à Universidade Estadual do Ceará
O secretário da Secitece, Carlos Décimo, participou, em Limoeiro do Norte, da assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade de Pesquisa do Vale do Jaguaribe (UPVale), que será vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento aconteceu na última quinta-feira (10/3) e contou com as presenças do governador Camilo Santana; da vice-governadora Izolda Cela; da secretária da Educação, Eliana Estrela; e do reitor da Uece, Hidelbrando Soares, entre outras autoridades.
A nova UPVale terá como propósito fundamental apoiar as atividades de pesquisa e de pós-graduação da Uece no município, fortalecendo esses pilares no interior do estado. Abrigará 14 laboratórios, que se relacionam às diversas áreas do conhecimento, em uma perspectiva interdisciplinar e intercampi.
Nova EEEP
Na oportunidade, foi inaugurada a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Lúcia Baltazar Costa, localizada às margens da CE-358. A nova EEEP terá capacidade para atender até 540 estudantes das 7 às 17 horas, com três refeições diárias. É uma das 392 escolas a funcionar em tempo integral, soma que representa 60% da rede pública estadual. Em Limoeiro do Norte, são ofertados três cursos técnicos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Edificações.
A expansão e o fortalecimento do ensino superior no Interior foram ações reforçadas pela fala de Carlos Décimo. “Esta é a caravana da cidadania, da educação, e da Ciência e Tecnologia. Desta escola vão sair jovens para as universidades do Ceará e não vão precisar se deslocar para outra cidade para buscarem o seu sonho”, disse o secretário da Secitece.
“Esta escola não deixa a desejar a nenhuma escola particular do país. No passado, se achava que escola pública tinha que ser feia e de má qualidade, mas para nós não. Ao contrário disso, achamos que a coisa pública tem que ser a melhor para as pessoas. Esse é o papel do Estado, é dessa forma que trabalhamos”, definiu o governador Camilo Santana.
O governador inaugurou também o trecho de 8,7 quilômetros da CE-358 que fica entre a cidade de Limoeiro do Norte e Flores, distrito de Russas. Restaurado com alargamento, vai facilitar o acesso à educação para os moradores da região. A estrada também faz conexão com a BR-116, além de ser rota importante para as relações produtivas no Vale do Jaguaribe.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria