Novos equipamentos trazem mais segurança para os cearenses e proteção para os bombeiros

14 de março de 2022 - 12:14 # # #

Foram adquiridos, por meio da Secitece, um robô autopropelido (o primeiro da América Latina), bem como uma autoescada mecânica articulada e uma viatura de combate a incêndio florestal

“Além de capacitar o homem, é muito importante investir em tecnologia para prestar o melhor serviço à população e cumprir a missão do Corpo de Bombeiros que é: vidas alheias e riquezas salvar”. A declaração foi do comandante da corporação na Capital, Gledson Rodrigues, durante a solenidade de entrega de equipamentos ao Corpo de Bombeiros pelo Governo do Ceará, em solenidade realizada neste sábado (12/3).

A solenidade foi presidida pelo governador Camilo Santana, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque, e pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron. Participaram do evento o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Carlos Décimo, e o ex-titular da pasta, Inácio Arruda, além do coordenador do Promotec, Ricardo Costa.

 

A aquisição dos equipamentos foi realizada pela Secitece, por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II). “A iniciativa, coordenada pela nossa Secretaria, promove a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, como é o caso da Segurança Pública”, explica o secretário Carlos Décimo.

Foram entregues um robô autopropelido para combate a incêndios, o primeiro adquirido na América Latina, uma autoescada mecânica articulada e uma viatura de combate a incêndio florestal. A Secitece adquiriu também uma viatura Multi Operações Auto Bomba Plataforma, Salvamento e Extinção Especial, que deve chegar ainda em 2022. Os equipamentos são considerados o que há de mais moderno para combate a incêndios e salvamentos complexos.



Para o governador, a entrega faz parte de um grande investimento que está sendo feito na área da Segurança Pública. “São novos quartéis, equipamentos, valorização dos profissionais, tudo para que os profissionais possam oferecer o que há de melhor no mundo para os cearenses”, destacou. O investimento total foi de mais de R$ 27 milhões. Os novos equipamentos serão utilizados em situações de combate a incêndios urbanos e florestais. O robô, por sua vez, será empregado em situações em que o uso da mão-de-obra humana não é viável.

Mais sobre o Promotec

Com investimentos que ultrapassam os 67,8 milhões de euros, o Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II) promove a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, tais como segurança pública, educação, meio ambiente e saúde. O programa é coordenado pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, e envolve contrato de operação de crédito externo com a empresa alemã MLW Intermed Handels para aquisição de equipamentos e serviços de ponta.

Novos fardamentos

No evento, também foi apresentado o novo fardamento que será utilizado pelos profissionais. “O uniforme possui filmes retro refletivos na gandola e na calça. Além disso, o laranja fluorescente e as faixas retrorrefletivas, atendem a um padrão internacional para uniformes de alta visibilidade com o objetivo de aumentar a segurança dos profissionais. Mais conforto e segurança para os bombeiros”, ressaltou o comandante-geral do CBMCE.

Investimentos

Com 96 anos de história, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, uma das forças vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, prepara-se para ganhar uma nova sede para o comando geral. Com a migração para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), o antigo prédio, também conhecido como Casarão Vermelho, será transformado em um museu, com a finalidade de contar a história da corporação. Somente nos últimos sete anos, foram investidos mais de R$ 144 milhões para construção e reforma de quartéis, compra de equipamentos, capacitação e valorização salarial.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará