Secitece e Observatório das Nacionalidades discutem parcerias

10 de março de 2022 - 11:08

Representantes do Observatório das Nacionalidades, estiveram na manhã desta quinta-feira (10/03) com o secretário da Secitece, Carlos Décimo para discutir formas de parceria entre o Observatório e as ações de popularização da ciência desenvolvidas pela Secitece. Participaram do encontro, a coordenadora Mônica Martins e o pesquisador Luís Gustavo Guerreiro Monteiro.

Fundado em 2004, o Observatório, que funciona na Universidade Estadual do Ceará (Uece), reúne pesquisadores de diversas instituições acadêmicas brasileiras para realizar estudos teóricos e empíricos concernentes à construção das nações.

O grupo de pesquisa multidisciplinar é liderado pelas professoras Mônica Dias Martins e Natália Montebelo e conta com cerca de 25 profissionais, entre estudantes de pós graduação e graduação e professores, que atuam em três linhas de pesquisas: Internacionalismo e Nacionalismo, Forças Armadas e Pensamento Militar, Construção da Nacionalidade Brasileira.

“O laboratório estuda assuntos nacionais e internacionais com um olhar baseado no que é Nação, ajudando a entender melhor o mundo”, explica Mônica Martins.

Desde 2005, o grupo edita a revista Tensões Mundiais, que divulga sua produção acadêmica e mobiliza pesquisadores de todos os continentes. O pesquisador e editor da revista, Gustavo Monteiro, explicou que a produção acadêmica é uma referencia no Brasil e reconhecida por diversos pesquisadores da Europa e da Africa. “Temos uma biblioteca, acessada pela comunidade acadêmica de universidades públicas e privadas” , complementou.